Mercedes inova ao utilizar Raio-X para realizar crash test

A Mercedes-Benz inovou ao realizar o famoso crash test através de um Raio-X pela primeira vez. Confira!

A Mercedes-Benz inovou ao realizar o famoso crash test através de um Raio-X pela primeira vez. Confira! 

Foto: Divulgação

Crash test da Mercedes com Raio-X

Os crash tests são famosas simulações que as montadoras do mundo todo fazem como prova da resistência de seus veículos, porém, dessa vez, a Mercedes-Benz inovou, ao realizar o testes de impacto pela primeira vez com o Raio-X. 

O inédito teste de colisão foi realizado em parceria com o EMI (Instituto Ernst Mach), na cidade de Freiburg, no sudoeste da Alemanha. 

A simulação com uso do Raio-X permitiu que todas as estruturas do veículo e dos bonecos que representam ocupantes reais, ficassem visíveis com até 1.000 imagens nítidas criadas por segundo. 

Esse é o primeiro teste do mundo com a tecnologia, utilizando um veículo real. 

Raio-X nos estudos automotivos

O principal legado que os testes inovadores com uso de Raio-X trouxeram foi que a tecnologia de alta velocidade pode ser usada para visualizar processos de deformação interna altamente dinâmicos.

Deformações anteriormente invisíveis e seus processos exatos tornam-se transparentes através do mecanismo, o que pode aperfeiçoar os resultados com relação a segurança dos veículos. 

Após a simulação de impacto no crash test, foram geradas inúmeras imagens de alta resolução que permitem análise extremamente precisa sobre a estrutura dos automóveis. 

As propriedades do Raio-X possibilitam registrar processos de deformação dos materiais sem desfoque de movimento.

Durante o teste de colisão, os feixes passam pelo veículo e pelos dummies (bonecos que representam ocupantes humanos), possibilitando observar detalhadamente como o tórax do Dummy é pressionado ou como um componente é deformado. 

Foto: Divulgação

Evolução da tecnologia Raio-X 

A utilização da tecnologia avançada de Raio-X nos estudos de impactos veiculares complementa o período de anos de estudo da Mercedes-Benz acerca do recurso. 

Segundo a montadora alemã, o fator decisivo para o avanço foi o uso de um acelerador linear com tecnologia de 1 kHz como fonte de radiação. 

O dispositivo, muito mais poderoso do que os flashes de Raio-X usados anteriormente, possui fótons do acelerador linear de até nove mega elétrons.

Além disso, o Raio-X com a tecnologia garimpada pode emitir até 1.000 imagens por segundo, cerca de 1.000 vezes mais do que com procedimentos de Raio-X convencionais.

Confira também: Novo aplicativo da Mercedes permite controlar seu carro pelo celular

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile