Mercedes encerra produção de veículos de passeio no Brasil; entenda o motivo e o que ainda será produzido

Recentemente, a Mercedes encerra produção de veículos de passeio no Brasil devido a problemas e crises financeiras causadas pela COVID-19

Recentemente a internet foi pega de surpresa com o comunicado da saída da Ford do Brasil, fechando 3 concessionarias e ocasionando no encerramento de 5 mil empregos podendo chegar a 12 mil considerando os trabalhos indiretos e parece que essa onda de saída não vai ficar só com a Ford, sendo que mês passado a Mercedes encerra produção de veículos de passeio no Brasil e futuramente, poderá sair do país, assim como a Ford!

De acordo com o gerente administrativo, Luiz Marrafón, a fábrica era responsável por 500 a 600 vagas de emprego (Imagem: Tecmundo / Divulgação)

Mercedes encerra produção de veículos de passeio no Brasil

 

O motivo do encerramento foi a queda nas vendas de automóveis premiums agravada pela pandemia causada pelo Corona Vírus. A Mercedes decidiu não demitir todos os funcionários de uma vez, ao invés disso eles terão um tempo de adaptação, mas o fechamento da companhia de Iracemápolis, situada no interior de São Paulo ocasionará na demissão de 370 funcionários, de acordo com o depoimento do gerente administrativo, Luiz Marrafón, feito à IstoÉ a fábrica era responsável por 500 a 600 vagas empregadas sendo elas diretas e terceirizadas. A fábrica da Mercedes era a segunda maior empregadora da cidade do interior de São Paulo.

“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante” comentou o membro da diretoria da Mercedes-Benz, Jörg Burzer.

A fábrica foi construída em 2016 onde produziam o SUV Gla e o sedã médio Mercedes-Benz Classe C, tendo recebido um investimento de 600 milhões de reais a fábrica não produzia novos veículos desde 2016 e os processos relacionados ao sedã pararam de funcionar desde dezembro. A previsão da fábrica era a construção de até 20 mil veículos por ano, porém esse número na realidade caiu drasticamente para 2,991 unidades, sendo 1206 SUV Gla e 1,765 sedãs de acordo com a Fenabrave.

A Mercedes era a segunda maior empresa empregadora da cidade de Iracemápolis (Imagem: G1 – Globo / Divulgação)

Desde 2016 a fábrica deixou de fabricar SUV (Imagem: Motor1 – Uol / Divulgação)

Com 600 mil reais em investimento a fábrica produzia SUV Gla e sedãs de média classe C (Imagem: Motor1 – Uol / Divulgação)

A previsão da fábrica era a construção de até 20 mil veículos por ano, porém esse número na realidade foi decepcionante, com 2,991 unidades vendidas (Notícias de Araras / Divulgação)

Escrito por

Rogério Júnior

wpDiscuz
Sair da versão mobile