Mercedes CLA 200 com motor chinês da Geely?

Descubra o novo Mercedes-Benz CLA 220 2026: sedã híbrido com motor Geely-Mercedes (M252), sistema de 48V com 208 cv e interior com MBUX de 4ª geração e IA do Google/Microsoft. Eficiência e tecnologia alemã-chinesa.

A Mercedes-Benz quebrou o silêncio e divulgou as especificações técnicas do aguardado sedã híbrido CLA 220 2026, destacando a fusão de tecnologia alemã com a engenharia sino-alemã. O novo modelo, que representa uma atualização do CLA 220 atual, chega com um foco nítido na eficiência de combustível e na vanguarda tecnológica, resultado de uma colaboração estratégica com a Geely na produção do motor.

Mercedes CLA 200 com motor chinês da Geely?

O coração do novo CLA 220 é o motor a combustão 1.5 M252 turbo de quatro cilindros em linha, fabricado na China, que faz parte da família de motores modulares (FAME) da Mercedes-Benz. Este propulsor entrega 188 cavalos de potência e incorpora a sofisticada tecnologia do ciclo Miller.

Segundo a fabricante, essa configuração, juntamente com um coletor de escape integrado no cabeçote, otimiza a combustão para uma mistura mais pobre, reduzindo o lag do turbo e acelerando o aquecimento do catalisador. O resultado é um motor que mantém o desempenho enquanto corta o consumo.

A verdadeira inovação reside no sistema híbrido mild-hybrid de 48 volts. Integrado à transmissão 8F-eDCT, o sistema possui um motor elétrico que contribui com 30 cavalos de potência e 200 Nm de torque, alimentado por uma bateria compacta de 1,3 kWh.

Mercedes CLA 200 com motor chinês da Geely? Foto: it-Home

A tecnologia permite que o sedã opere em modo totalmente elétrico (com tração dianteira) sob demanda de potência inferior a 27 cavalos e suporta a condução por inércia a velocidades de até 97 km/h, maximizando a economia. A eficiência energética é reforçada pela capacidade de recuperação de energia em todas as oito marchas, com uma taxa máxima de regeneração de 25 kW.

Com a potência combinada do conjunto híbrido, o CLA 220 alcança 208 cavalos e um torque máximo de 380 Nm. Apesar do peso aproximado de 1.630 kg, o modelo demonstra agilidade, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atingindo uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 210 km/h. 

Leia aqui: Mercedes ‘Mini Classe G’: O que sabemos sobre o novo SUV

Design Futurista e Interior Conectado

Visualmente, o CLA 220 2026 adota a mais recente linguagem de design da Mercedes, espelhando seus modelos elétricos com uma marcante grade em formato de estrela e um acabamento iluminado que se estende pelas faixas de luz contínuas dos faróis dianteiros e traseiros. O porta-malas mantém uma capacidade prática de 405 litros (14,3 pés cúbicos).

Foto: It-Home

No interior, a tecnologia domina. O veículo é equipado com o sistema de infoentretenimento MBUX de quarta geração e o novo sistema operacional MB.OS, que promete uma experiência digital revolucionária ao incorporar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) do Google e da Microsoft.

Como opcional, o veículo pode receber o MBUX Superscreen, que integra um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, uma tela tátil central de 14 polegadas e uma tela de 14 polegadas dedicada ao passageiro dianteiro, facilitando a navegação personalizada via Google Maps.

O CLA 220 2026 representa o futuro da engenharia automotiva? Comente o que você achou da união de forças!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.