Mercedes CLA 200 com motor chinês da Geely?
Descubra o novo Mercedes-Benz CLA 220 2026: sedã híbrido com motor Geely-Mercedes (M252), sistema de 48V com 208 cv e interior com MBUX de 4ª geração e IA do Google/Microsoft. Eficiência e tecnologia alemã-chinesa.
A Mercedes-Benz quebrou o silêncio e divulgou as especificações técnicas do aguardado sedã híbrido CLA 220 2026, destacando a fusão de tecnologia alemã com a engenharia sino-alemã. O novo modelo, que representa uma atualização do CLA 220 atual, chega com um foco nítido na eficiência de combustível e na vanguarda tecnológica, resultado de uma colaboração estratégica com a Geely na produção do motor.
Mercedes CLA 200 com motor chinês da Geely?
O coração do novo CLA 220 é o motor a combustão 1.5 M252 turbo de quatro cilindros em linha, fabricado na China, que faz parte da família de motores modulares (FAME) da Mercedes-Benz. Este propulsor entrega 188 cavalos de potência e incorpora a sofisticada tecnologia do ciclo Miller.
Segundo a fabricante, essa configuração, juntamente com um coletor de escape integrado no cabeçote, otimiza a combustão para uma mistura mais pobre, reduzindo o lag do turbo e acelerando o aquecimento do catalisador. O resultado é um motor que mantém o desempenho enquanto corta o consumo.
A verdadeira inovação reside no sistema híbrido mild-hybrid de 48 volts. Integrado à transmissão 8F-eDCT, o sistema possui um motor elétrico que contribui com 30 cavalos de potência e 200 Nm de torque, alimentado por uma bateria compacta de 1,3 kWh.

A tecnologia permite que o sedã opere em modo totalmente elétrico (com tração dianteira) sob demanda de potência inferior a 27 cavalos e suporta a condução por inércia a velocidades de até 97 km/h, maximizando a economia. A eficiência energética é reforçada pela capacidade de recuperação de energia em todas as oito marchas, com uma taxa máxima de regeneração de 25 kW.
Com a potência combinada do conjunto híbrido, o CLA 220 alcança 208 cavalos e um torque máximo de 380 Nm. Apesar do peso aproximado de 1.630 kg, o modelo demonstra agilidade, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atingindo uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 210 km/h.
Leia aqui: Mercedes ‘Mini Classe G’: O que sabemos sobre o novo SUV
Design Futurista e Interior Conectado
Visualmente, o CLA 220 2026 adota a mais recente linguagem de design da Mercedes, espelhando seus modelos elétricos com uma marcante grade em formato de estrela e um acabamento iluminado que se estende pelas faixas de luz contínuas dos faróis dianteiros e traseiros. O porta-malas mantém uma capacidade prática de 405 litros (14,3 pés cúbicos).

No interior, a tecnologia domina. O veículo é equipado com o sistema de infoentretenimento MBUX de quarta geração e o novo sistema operacional MB.OS, que promete uma experiência digital revolucionária ao incorporar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) do Google e da Microsoft.
Como opcional, o veículo pode receber o MBUX Superscreen, que integra um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, uma tela tátil central de 14 polegadas e uma tela de 14 polegadas dedicada ao passageiro dianteiro, facilitando a navegação personalizada via Google Maps.
O CLA 220 2026 representa o futuro da engenharia automotiva? Comente o que você achou da união de forças!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.