Mercedes-Benz Vision EQXX faz 1.000 km com única carga de bateria

Eficiência define o Mercedes-Benz Vision EQXX. Protótipo de veículo elétrico percorreu mais de 1000 km com unica carga de bateria

Eficiência é a palavra que define o Mercedes-Benz Vision EQXX. O protótipo de veículo elétrico da icônica marca alemã percorreu sem esforço mais de 1.000 km no tráfego diário com uma única carga de bateria.

A viagem de longa distância foi concluída com a tomada de carga selada e acompanhada por um especialista independente do organismo europeu de certificação TÜV Süd.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Mercedes-Benz Vision EQXX comprova eficiência e faz 1.000 km com única carga de bateria: veja detalhes

A viagem teve origem na cidade de Sindelfingen (Alemanha) e foi realizada através dos Alpes suíços e norte da Itália, até o destino final na cidade de Cassis, na Côte d’Azur (França). Foi iniciada em condições frias e chuvosas, com alguns períodos prolongados em velocidades de até 140 km/h nas autoestradas alemãs e perto do limite de velocidade em outros lugares. 

Ao final, o status de carga da bateria era de cerca de 15%, possuindo ainda uma autonomia restante calculada em cerca de 140 km. “Percorremos mais de 1.000 km com facilidade e com uma única carga de bateria, tendo um consumo de apenas 8,7 kWh/100 km em condições de tráfego reais”, comemora Ola Källenius, presidente do conselho de administração do Mercedes-Benz Group AG.

“O Vision EQXX é o Mercedes mais eficiente já construído”, afirma. Para demonstrar o que é eletricamente “viável”, o protótipo completou uma viagem de um dia por várias fronteiras europeias: da Alemanha à Suíça e à Itália, passando por Milão e finalmente ao seu destino, a cidade portuária de Cassis, perto de Marselha, no Sul da França.

Mercedes-Benz Vision EQXX

A rota

A rota apresentou subidas e descidas de montanha e condições meteorológicas adversas – a temperatura, do início ao fim, variou entre 3 e 18 graus Celsius, com chuva. O veículo tem baixo coeficiente de arrasto (0,17). O difusor traseiro ativo, que se abre automaticamente a 60 km/h, fornece melhor fluxo de ar e, portanto, contribui significativamente para a redução do arrasto.

O veículo apresenta mais benefícios pela eficiência de seus pneus, desenvolvidos em parceria com Bridgestone. As características especiais do veículo também incluem sua construção leve cuidadosamente pensada, que tem um efeito particularmente positivo em subidas. 

Mercedes-Benz Vision EQXX

Conceito de design leve do Vision EQXX

O conceito de design leve do Vision EQXX inclui materiais utilizados nos carros de Fórmula 1, o que resulta numa redução de até 20% do seu peso. Uma grande parte da eficiência de peso também se deve ao chassi elétrico dedicado com subestrutura F1 leve e discos de freio de alumínio. 

Outra é a bateria. Com 100 kWh, a unidade de armazenamento de energia tem quase a mesma quantidade de energia que a bateria do Mercedes-Benz EQS, que já é referência mundial entre os carros elétricos atualmente no mercado. No entanto, tem 50% menos volume e é 30% mais leve. 

O Vision EQXX pode utilizar o efeito de recuperação em qualquer tipo de inclinação e durante todas as manobras de frenagem, aumentando assim a sua autonomia. O sistema de frenagem elétrico torna possível, pela primeira vez, usar novos tipos de discos de freio de alumínio que pesam significativamente menos do que seus equivalentes feitos de aço. 

Em seu teto solar fixo, 117 células solares alimentam a bateria de 12 volts, que fornece energia a equipamentos como o sistema de navegação.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Mercedes-Benz High Performance Powertrain

A unidade de acionamento elétrico do protótipo – composta pelo motor elétrico e a transmissão eletrônica de potência – foi desenvolvida em conjunto com os especialistas em F1 da Mercedes-Benz High Performance Powertrain (HPP) e entrega potência máxima de 180 kW (245 cv).

Assim como a bateria, a unidade é compacta, leve e altamente eficiente. Sua eficiência média é de 95% – o que significa que 95% da energia da bateria é transferida para as rodas.

Como o trem de força elétrico gera pouco calor residual graças à sua alta eficiência, o resfriamento passivo é suficiente dispensa a utilização de ar condicionado. A placa de resfriamento na parte inferior da carroceria usa o fluxo de ar para garantir um resfriamento uniforme. Esta solução aerodinâmica altamente eficiente aumenta a autonomia em 20 km. 

Assistente de eficiência

O carro conta com um assistente de eficiência que fornece informações sobre fluxo de energia, status da bateria, topografia e até a direção e intensidade do vento e do sol. No painel, uma tela totalmente nova, de peça única, que abrange toda a largura do interior.

Os elementos de interface do usuário possibilitam uma interação perfeita entre o motorista e o veículo. Isso inclui Inteligência Artificial (IA) que imita a maneira como o cérebro humano funciona. 

Mercedes-Benz (Foto: Pixabay)

 

 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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