Mercedes-Benz se prepara na Índia para abrir fábrica de automóveis no Brasil
Grupo formado por colaboradores de cidades paulistas está no país oriental para receber treinamento
Globalização está em alta na Mercedes-Benz. Isso porque a marca alemã está preparando profissionais brasileiros na Índia para trabalharem na nova fábrica aqui no Brasil. Um grupo formado por colaboradores de diversas cidades paulistas viajou até o país para conhecer e aprender mais sobre os processos industriais na planta indiana.
Localizada na cidade de Pune, a fábrica produz o sedã Classe C e o SUV GLA, dois carros que passarão a ser feitos também por aqui. Os futuros multiplicadores irão passar por quatro semanas de treinos para entender melhor os processos de áreas como Produção, Qualidade e Acabamento.
A nova fábrica brasileira já está construída e começa a funcionar em 2016. Ela fica no município de Iracemápolis, a cerca de 160 quilômetros de distância da capital de São Paulo. O primeiro grupo de colaboradores irá trabalhar na montagem final de automóveis. Segundo a Mercedes-Benz, entre eles, dez deles foram selecionados por uma parceria firmada este ano com o SENAI da cidade.
Para Sven Junghänel, gerente sênior da futura fábrica, o programa internacional pode ajudar no treinamento dos funcionários. “Esse intercâmbio é uma iniciativa para garantir a qualidade dos veículos a serem fabricados na planta brasileira”, diz.
Durante todo o período na Índia, os viajantes serão acompanhados por um profissional da área de Recursos Humanos empresa aqui do Brasil, que irá prestar apoio às necessidades e demandas durante o convívio com a nova cultura. Para facilitar a adaptação no novo país, os funcionários contarão com encontros interculturais que servirão para sanar dúvidas sobre leis, alimentação, segurança e ouras particularidades do país.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.