Mercedes-Benz lança o Vision EQXX, modelo 100% elétrico com autonomia de mil km, conheça
O Mercedes-Benz Vision EQXX é o modelo 100% elétrico, com mil km de autonomia e potência de 150 kW, veja os detalhes do veículo.
Hoje, a Mercedes-Benz revelou ao mundo os detalhes do Vision EQXX, modelo 100% elétrico e com autonomia de até mil quilômetros e 150 kW de potência máxima. O modelo chega para renovar o segmento de elétricos e acabar de vez com o mito de que carro elétrico é sinônimo de baixa autonomia.
Mercedes-Benz Vision EQXX chega para mudar o cenário dos carros elétricos
Quando falamos de carros elétricos, um dos termos que mais preocupa os interessados no segmento é a baixa autonomia no comparativo com os veículos que possuem outro tipo de motorização. No entanto, a Mercedes-Benz se empenhou em mostrar ao contrário, através da apresentação mundial do Vision EQXX.
“O Mercedes-Benz VISION EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos. Há apenas um ano e meio, iniciamos este projeto que resultou no Mercedes-Benz mais eficiente já construído – com um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Tem um alcance de mais de 1.000 quilômetros com uma única carga, usando uma bateria que caberia até em um veículo compacto. O VISION EQXX é um carro avançado em muitas dimensões – e até parece deslumbrante e futurista. Com isso, ele destaca a direção de toda a nossa empresa: Vamos construir os carros elétricos mais desejados do mundo ”. Afirmou Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.
Autonomia de 1000 km é o destaque do modelo
Ao olhar os detalhes do veículo, muitos pontos chamam atenção, como por exemplo e visual futurista que a marca aplicou ao modelo. No entanto, o grande destaque fica por conta da excepcional autonomia de 1000 km com uma única carga com um consumo de energia de menos de 10 kWh por 100 quilômetros.
Além da boa autonomia, o Vision EQXX conta com uma bateria completamente nova, feita com exclusividade para o modelo. Dessa forma, os engenheiros da marca foram capazes de colocar a energia do EQS nas dimensões de um carro compacto. A bateria do VISION EQXX contém quase 100 kWh de energia, mas tem 50% menos volume e é 30% mais leve do que a bateria do EQS.
Modelo conta com potência de 150 kW
O Mercedes-Benz Vision EQXX conta com uma potência de cerca de 150 kW, o equivalente a 204 cv. Além disso, o percentual de eficiência também impressiona: 95% da energia da bateria vai para as rodas.
“Uma das melhores maneiras de melhorar a eficiência é reduzir as perdas”, explica Eva Greiner, engenheira-chefe do sistema de transmissão elétrica da Mercedes-Benz. “Trabalhamos em todas as partes do sistema para reduzir o consumo de energia e as perdas por meio do design do sistema, seleção de material, lubrificação e gerenciamento de calor. E nossas fantásticas ferramentas de simulação nos ajudaram a descobrir rapidamente o que funciona e o que não funciona. ”
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Vision EQXX conta com design futurista e aerodinâmica reforçada
Marcando o lançamento de um novo estilo de design super purista, o VISION EQXX representa uma nova expressão de eficiência em design. Isto é expresso através da ausência de formas complexas e da integração de estruturas leves na estética interior de uma forma totalmente orgânica.
O interior apresenta um grande número de materiais inovadores provenientes de start-ups em todo o mundo. Por exemplo, os puxadores das portas são feitos de fibra Biosteel da AMsilk. Outro material sustentável que adorna o interior do VISION EQXX é o Mylo TM , uma alternativa de couro vegano comprovada feita de micélio, que é a estrutura subterrânea semelhante à raiz dos cogumelos.
A alternativa de couro livre de animais chamada Deserttex ® é um biomaterial sustentável à base de cacto feito de fibras pulverizadas de cacto combinadas com uma matriz de poliuretano de base biológica sustentável, também está presente no modelo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.