Mercedes-Benz GLB é um SUV com 7 lugares de luxo; veja os detalhes
O Mercedes-Benz GLB é um dos lançamentos mais recentes da montadora alemã. Ele custa menos que seu irmão GLA e pode levar até sete pessoas
Na escala de SUVs da Mercedes-Benz, o normal seria que o GLB viesse após o GLA. Porém, o carro, que foi teve sua apresentação oficial em outubro de 2020, custa menos que seu “irmão”. Além disso, é um dos aventureiros de luxo com sete lugares mais baratos do mercado e aposta na novas tecnologia para vencer seus principais rivais.
Mercedes-Benz GLB
Um carro que chegou para bagunçar o segmento dos SUVs médios premium. O GLB foi construído sob a plataforma MFA2 (Modular Front Architecture), a mesma usada para a construção do Classe A, Classe A Sedan e GLA. Diga-se de passagem, o último passou recentemente por uma grande mudança no visual e o deixou mais caro.
O Mercedes GLB possui duas configurações de acabamento. A versão Advance está custando a partir de R$ 264.900. Já a top de linha, a Progressive, está saindo por R$ 290.900. Ainda é possível encontrar algumas unidade da Launch Edition.
Ambas as versões trazem o motor 1.3 turbo de quatro cilindros em linha debaixo do capô. Ele é capaz de produzir 163 cv a 5,500 rpm e 250 Nm a 1.620-4.000 rpm. De acordo com a marca, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9.1 segundos e atinge a velocidade máxima de 207 km/h.
Sua transmissão é a 7G-T de dupla embreagem, com sete velocidades. Sem contar que para quem gosta de conduzir usando o modo manual, o modelo Advance já traz paddle-shifts.
Com a terceira fila de banco em utilização, o carro pode levar 130 litros no porta-malas. Entretanto, no momento em que os bancos são rebatidos, a história muda e a capacidade aumenta para 500 litros. Comparado a BWM X1 e o Audi Q3, por exemplo, ele fica na terceira posição. Sem contar que é a aí que mais uma das vantagens para cima do GLA entram em campo, visto que ele pode levar apenas 435 litros.
Conforto
Um dos seus destaques é a qualidade de vida dos ocupantes na cabine. Sua distância entre-eixos é de 2.829 mm e traz itens com acabamento de de madeira. Pensando em itens de série, a versão mais em conta traz ar-condicionado Thermatic, bancos Confort, volante multifuncional e tapetes de veludo.
Já a mais cara adiciona o apoio de braço traseiro, encostos rebaixados dos bancos traseiros, porta-copos, volante multifuncional em couro e teto solar elétrico panorâmico.
Ambas trazem o cockpit digital de de 10 polegadas e central multimídia com o sistema MBUX. Para quem não consegue ficar longe do smartphone, você pode emparelhar o seu aparelho por meio do Android Auto e do Apple CarPlay, além do carregador wireless para recarregá-lo.
Segurança
A fabricante alemã também pensou na segurança dos passageiros e nas facilidades que o motorista precisa na hora de conduzir. O carro traz AMG Dynamic Select, assistente de estacionamento PARKTRONIC, assistente ativo de frenagem, faróis de neblina dianteiros, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente ativo de distância DISTRONIC, câmera de ré, Pacote de estacionamento (exclusivo na Progressive), pacote iluminação e visibilidade e sistema PRE-SAFE (exclusivo na Progressive).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.