Mercedes-Benz entra como sócia na fabricante europeia de baterias ACC
A Stellantis e a TotalEnergies/Saft finalizaram acordo para incluir a Mercedes-Benz como sócio igualitário na Automotive Cells Company (ACC).
A corporação multinacional Stellantis e o grupo francês TotalEnergies/Saft finalizaram um acordo para incluir a Mercedes-Benz como um novo sócio igualitário na Automotive Cells Company (ACC). Os parceiros se comprometeram a aumentar a capacidade industrial da ACC para pelo menos 120 GWh até 2030.
Mercedes-Benz entra como sócia na fabricante europeia de baterias ACC
Até lá, as instalações industriais francesas (Billy-Berclau/Douvrin) e alemãs (Kaiserslautern) da ACC poderão produzir ao menos 40 GWh por ano, contra os 24 GWh inicialmente planejados.
Além disso, as atividades industriais da ACC serão incrementadas por um terceiro local de produção – uma fábrica a ser adaptada em Termoli, na Itália. Um memorando de entendimento entre a ACC e as autoridades italianas foi assinado na última segunda-feira (21/03) para formalizar a disposição dos acionistas de investir na Itália e das autoridades italianas em apoiar o investimento.
O acordo de inclusão da Mercedes-Benz como sócia da ACC ainda está sujeito às aprovações regulatórias da Europa.
Saiba mais sobre a Automotive Cells Company (ACC)
A ACC foi criada, em agosto de 2020, pela Stellantis e TotalEnergies/Saft, com o apoio das autoridades francesas, alemãs e europeias. A proposta foi a de criar um inovador e revante player europeu no mercado de baterias para veículos elétricos. “A entrada da Mercedes-Benz na ACC é uma demonstração clara do progresso industrial e dos méritos do nosso projeto, que irá se fortalecer”, afirma Yann Vincent, CEO da empresa.
O objetivo da ACC é desenvolver e produzir células e módulos de bateria para veículos elétricos, com foco em segurança, desempenho e competitividade e garantindo o mais alto nível de qualidade e a menor pegada de carbono. Com a atualização do plano de capacidade instalada, os investimentos totalizarão mais de 7 bilhões de euros.
“Somos gratos a todos os envolvidos neste investimento para garantir o futuro da grande comunidade em Termoli”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Transformar a fábrica existente para ajudar a apoiar um futuro mais sustentável posiciona a ACC como líder europeu na fabricação de baterias e reafirma, graças à colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o papel da Itália no apoio à transformação da Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”, declara o executivo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.