Mercedes apresenta novas propostas na CES 2016
Montadora pretende digitalizar veículos para melhorar a experiência de motoristas e passageiros
A Mercedes-Benz aproveitou a Consumer Electronic Show 2016 (CES), feira de inovação que termina amanhã, dia 9 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para anunciar uma série de novidades. Baseada na proposta “It’s all about me”, a montadora alemã pretende deixar seus veículos cada vez mais confortáveis e personalizados para os motoristas.
A marca ainda quer investir em sistemas de digitalização para melhorar a experiência do condutor e ampliar as funções do automóvel por meio do pacote Mercedes Me, que reúne serviços, tecnologias, produtos e funções relacionada a estilo de vida.
“A Mercedes-Benz está fazendo mudanças bem sucedidas na criação de redes inteligentes para carros e no ambiente individual do motorista. Como parte disso, o Mercedes Me funciona como uma interface interativa entre pessoas, veículos e a marca”, explica Thomes Weber, membro do conselho Daimler AG e responsável pelo Grupo de Pesquisas e Desenvolvimentos de carros da empresa.
O estande da montadora foi projetado para que os visitantes da CES experimentem o mundo do Mercedes Me. Os veículos conectados são representados pelos AMG GT S e AMG C 63 Coupé – eles contam com funções como sistema automático de chamada de emergência que funciona por meio dos serviços remotos online do veículo.
Classe E
A série Classe E, que será lançada oficialmente no dia 11 de janeiro, nos Estados Unidos, durante o Salão de Detroit, funciona como um marco na era dos veículos digitalizados. O modelo conta com um painel de controle touch na direção. Ele também pode ser usado para controlar o display central digitalizado. A tela de 12,3 polegadas tem resolução HD de 1920 x 720 pixels, e oferece sistema de animação para algumas funções.
O veículo ainda é capaz de carregar smartphones sem a necessidade de fios. Para fazer isso, o usuário deve colocar o celular na parte do painel específica para cargas. O processo é feito por meio do sistema Near Field Communication (NFC).
Aplicativo
A montadora alemã também aproveitou o evento para lançar a nova geração de seu aplicativo para iPhone e Apple Watch no mercado americano. Por meio do app, o motorista pode acessar algumas configurações do veículo, programar a temperatura do ar-condicionado e até abrir e fechar portas.
Além disso, a ferramenta apresenta as rotas mais usadas pelo motorista. Se ele quiser acesssar alguma delas, basta passar o destino do aplicativo diretamente para o sistema de comando do carro.