Mercedes-AMG C43 2023: motor 2.0, turbo elétrico e mais
O Mercedes-AMG C43 2023 foi lançado nesta semana e traz um sistema híbrido-leve. Este se destaca por ser eficiente e potente,
Os carros da linha AMG são bastante desejados pelos fãs de automóveis. E um dos principais lançamentos da Mercedes-Benz em 2021 passou a contar com um versão que traz os elementos da linha esportiva. O Mercedes-AMG C43 2023 foi lançado nesta semana e traz um sistema híbrido-leve. Este se destaca por ser eficiente e potente.
Mercedes-AMG C43 2023 é equipado com motor 2.0 e turbo elétrico
Seu lançamento oficial aconteceu na última terça-feira (26/04). A expectativa é que ele comece a ser comercializado em alguns lugares, como os Estados Unidos, ainda durante o ano de 2022. De acordo com a montadora alemã, o modelo será vendido nas configurações sedã e perua.
O C43 AMG é lançado em um mês bastante agitado para a montadora. Neste mês, foram lançados ainda a Classe T e o SUV elétrico EQS. Este Mercedes-AMG C43 2023 surge após um pouco mais de um ano depois do lançamento da atual geração da Classe C. Lembrando que o modelo já está disponível no mercado brasileiro.
E assim como todos os outros modelos da linha esportiva, ele é ousado e sofisticado. As diferenças para as versões tradicionais aparecem logo na dianteira. A grade frontal traz barras cromadas viradas na vertical. Um elemento específico da linha AMG. O para-choque também se destaca. Olhando para a lateral do veículo, notar a presença de saias laterais.
O carro pode trazer rodas de 18 polegadas, de 19 polegadas ou de 20 polegadas. Já a traseira traz um sistema de escapamento formado por quatro saídas de escape e um difusor. Como foi dito acima, o C43 AMG 2023 será vendido também na configuração perua. E um de seus atributos é o seu espaço interno e o seu porta-malas.
Neste caso, bagageiro possui uma capacidade para 490 litros. Lembrando que o bagageiro do sedã tem capacidade máxima para 455 litros.
Turbocompressor elétrico
Um outro atributo do carro está disponível debaixo do capô. O Mercedes-AMG C43 2023 está equipado com um motor 2.0 Turbo de quatro cilindros (chamado de M139L). Ele veio para substituir o V6 3.0 biturbo. O novo motor pode produzir uma potência máxima de 407 cv e um torque máximo de 500 Nm.
Este veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Números que podem impressionar muita gente. Sua transmissão é uma automática MCT. A marca diz que o carro traz tecnologias herdadas do carro de Fórmula 1. Neste caso, estamos falando do turbocompressor elétrico.
Aqui, o motor elétrico de 48V faz o trabalho de alimentar o turbocompressor. Este pequeno propulsor aciona (com um controle eletrônico) o eixo do turbo e faz com que a roda do compressor acelere. Isso tudo antes que o fluxo dos gases de escape acione.
Tal sistema pode trazer diversas vantagens, como uma melhor resposta da marcha lenta e em toda a faixa de rotação. Sem falar que permite um torque maior em baixas rotações. Lembrando que este motor elétrico também pode aumentar recuperar energia para uma máxima eficiência.
Sem falar que pode fornecer um impulso de 14 cv. Nestes dois casos, o moto de 48V estará funcionando como gerador de partida acionado por correia (RSG). Lembrando a experiência ao volante pode ser aumentada com os cinco modos de direção (Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual). Sem falar da tração integral 4Matic.
Interior esportivo
O interior do Mercedes-AMG C43 4Matic 2022 também traz detalhes esportivos. Os bancos são do tipo concha e trazem estofamento de couro sintético (ARTICO e microfibra (MICROCUT). A marca diz que os clientes podem escolher por uma capa de assento de couro e couro Nappa. Destaque para as costuras de contraste em vermelho.
Esta cor também está presente nos cintos. O carro também traz o volante AMG Performance com base achatada (e em couro Nappa). Outro destaque são os outros detalhes estofados em couro sintético ARTICO e os pedais esportivos da AMG. Ao centro do painel está o sistema multimídia MBUX (tela digital de 11,9 polegadas).
Ela pode ser usada para controlar vários recursos. Sem falar daquelas funções específicas da linha AMG. O carro ainda vem com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Além disso, o head-up display vem como opcional.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.