Mercado Livre já tem 30% da frota composta por carros elétricos

O Mercado Livre está dando um importante passo em direção à sustentabilidade. O marketplace acaba de lançar a campanha “Silêncio”, que destaca seus esforços para reduzir o impacto ambiental nas entregas. Agora 30% da frota é composta por carros elétricos.

Mercado Livre já tem 30% da frota composta por carros elétricos

A estratégia ambiental do Mercado Livre começou em 2020 e desde então tem investido em veículos eletrificados a fim de reduzir o impacto ambiental. 

Segundo a empresa, no modelo de frota dedicada, os eletrificados, emitem entre 50% e 85% menos CO2 em relação aos modelos à combustão. Eles são empregados conforme a disponibilidade, rotas programadas e abastecimento ao longo dos trajetos. 

Além do Brasil, Chile, Colômbia e México já participam da estratégia, dando à empresa o status de maior frota elétrica privada da América Latina. Atualmente são 2.800 carros elétricos (20% a mais do que em 2023). Só no Brasil são mais de 1.300 veículos, 30% a mais que no ano passado. 

Ao todo, a frota eletrificada do ML já realizou 36 milhões de entregas de produtos na América Latina, 44% das quais ocorreram no Brasil. 

Além dos veículos elétricos, à frota ainda conta com mais de 160 caminhões a gás GNV e biometano, combustíveis menos poluentes que a gasolina, por exemplo. 

“Estamos cientes de que o crescimento do ecossistema de negócios do Mercado Livre, em especial o avanço em nosso marketplace, redobra nossa responsabilidade em sermos cada vez mais eficientes em nossas estratégias para reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor. 

Por isso é tão decisiva a incorporação de veículos elétricos à nossa frota, ao mesmo tempo em que seguimos perseguindo modelos alternativos de engenharia logística de baixo carbono”, afirma Frederico Rezeck, diretor sênior de Transportes do Mercado Livre no Brasil.

Caption

Campanha publicitária

A ação publicitária que reforça o compromisso da empresa já está em exibição no Brasil na TV, meios digitais e instalações OOH. 

Nas redes sociais são exibidas entrevistas com exemplos de pessoas que, segundo a empresa, começaram a atuar em silêncio em seus territórios e que ao longo do tempo multiplicaram seus impactos positivos para o meio ambiente. 

“Todos podemos fazer algo pelo planeta de maneira silenciosa. Para criar esta campanha, nos inspiramos nesses pequenos atos cotidianos, como desligar a televisão quando não estamos assistindo ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes”, afirmaram Christian Rosli e Joaquín Campins, Diretores Gerais de Criação da GUT Buenos Aires, agência responsável pela campanha.

Parcerias e inovação

Para impulsionar ainda mais a inovação em logística sustentável, o Mercado Livre estabeleceu uma parceria com a NewLab, uma plataforma global de inovação. Juntas as empresas lançaram o Low Carbon Logistics Studio, que busca desenvolver soluções de mobilidade sustentável de baixo carbono. 

O Mercado Livre também participa do debate sobre mobilidade elétrica nas esferas pública e privada. Atualmente é membro da Aliança pela Mobilidade Sustentável, movimento que reúne 19 empresas no Brasil.

Leia também:

O que você precisa saber antes de comprar um carro pelo Mercado Livre

Eai? O que achou da iniciativa do Mercado Livre? Outras empresas podem adotar ações semelhantes? 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile