Mercado de luxo: desvalorização de seminovos tem resultado positivo

Plataforma realiza estudo para analisar a desvalorização dos seminovos no mercado de luxo e encontra resultado supreendente. Veja ranking.

Duas semanas atrás, trouxemos aqui um levantamento sobre a variação de preços dos carros seminovos mais procurados na plataforma Mobiauto – modelos como Chevrolet Onix, Fiat Strada e Hyundai HB20. Mas o que estaria ocorrendo na outra ponta do segmento de seminovos, ou seja, no mercado de luxo? A equipe de Estatísticas da plataforma realizou uma nova pesquisa para responder a questão. Confira.

Seminovos do mercado de luxo reduzem desvalorização no último ano

BMW X6 2017 é um dos três seminovos de luxo que se valorizaram (Foto: Divulgação/BMW)

Se os seminovos mais populares registraram uma variação negativa entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023 (-5,39%, na média), algo parecido ocorreu no mercado de luxo.

O chamado “Clube dos R$ 300 mil (ou mais)” não se saiu mal: a desvalorização desses modelos no último ano foi de 8,49%, em média. “Se você considerar que, historicamente, esses importados sempre tiveram depreciações mais acentuadas, a perda de três pontos percentuais, na média, frente aos modelos mais badalados do mercado de usados não é nada ruim” afirma o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.

“Ao contrário. Nós víamos modelos que perdiam mais de 20% de um ano para o outro, o que, dependendo do valor do carro, subtraíam R$ 70 mil ou R$ 80 mil em somente 12 meses do bolso do proprietário. Ainda há alguns poucos carros com desvalorizações expressivas, mas, na média, eles se comportaram bem nesse último ano”, pontua o consultor.

Startup que é um dos três maiores marketplaces (plataforma de compra e venda) de carros usados do País, a empresa apurou as cotações de 43 veículos, entre os anos/modelos 2014 e 2022. Nem todos os seminovos do mercado de luxo ingressaram com cotações – só aqueles que tiverem volumes expressivos de anúncios no período. Os pesquisados foram os seguintes:

  • BMW 330, Série 4, X3, X4, X5 e X6;
  • Chevrolet Camaro e TrailBlazer;
  • Ford Mustang;
  • Jaguar E-Pace;
  • Jeep Commander;
  • Land Rover Discovery, Discovery Sport, Range Rover Sport, Range Rover Velar;
  • Mercedes-Benz C300, GLE400 e GLC;
  • Mitsubishi Pajero Sport;
  • Porsche 911, Macan, Boxster e Cayenne;
  • Ram 2500;
  • Toyota SW4 e Hilux Cab.Dupla;
  • Volkswagen Amarok.

Apesar de a média revelar um patamar de desvalorização bem aceitável, alguns modelos merecem destaque, pelo fato de terem conseguido a proeza de se valorizar no último ano. Foram só três, mas são dignos de nota. 

Confira a lista dos cinco veículos mais bem ranqueados na pesquisa da Mobiauto sobre o mercado de luxo – preço médio e variação de preço:

  1. Porsche Macan 2015 – R$ 371.718 (+7,25%)
  2. BWM X6 2017 – R$ 323.191 (+6,39%)
  3. Chevrolet Camaro 2017 – R$ 371.560 (+0,70%)
  4. BMW X5 2021 – R$ 578.330 (-1,42%)
  5. Porsche Boxer 2014 – R$ 438.197 (-1,73%)

BMW X5 2021 apresentou leve desvalorização (Foto: Divulgação/BMW)

“Fica claro que os modelos mais usados, e o BMW X5 2021 é a exceção que confirma a regra, perderam bem menos preços. É preciso lembrar que muitos carros novos faltavam à pronta entrega durante a pandemia, elevando as cotações dos seminovos. Só que isso hoje não ocorre mais. Resultado: o seminovo caiu de preço”, explica Castro Jr.

Outro dado curioso é em relação à média de depreciação de cada marca. Bem menos “científico” do que a pesquisa de variação de preços dos modelos, conforme apresentado acima, esse ranking de marcas inclui só os modelos mais anunciados e procurados de cada montadora. 

Jeep Commander foi o seminovo de luxo que mais se desvalorizou (Foto: Divulgação/Jeep)

Não é um ranking absoluto, portanto. Mas dá algumas pistas de quem é quem no segmento de alto luxo. Veja a média de desvalorização entre os modelos de cada marca:

  1. Porsche – -4,50%
  2. Ram – -4,65%
  3. Chevrolet – -4,69%
  4. Ford – -5,89%
  5. MItsubishi – -6,87%
  6. BMW – -8,44%
  7. Jaguar – -8,68%
  8. Toyota – -10,02%
  9. Land Rover – -10,64%
  10. Mercedes-Benz – -11,51%
  11. Volkswagen – – 11,51%
  12. Jeep – -14,74%
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile