A tendência de assinatura de automóveis não se restringe aos carros tradicionais. No segmento de carros luxo a prática tem se tornado cada vez mais comum entre os usuários. Afinal, se não dá para comprar, que seja alugado!
Assinatura de carros de luxo ganha força no país
Se não é possível comprar, é possível alugar. Pessoas que buscam esse tipo de aluguel normalmente perseguem uma experiência, e não o fato de ser dono ou ter algo. Isso casa perfeitamente com, por exemplo, o serviço de aluguel de carros de luxo.
O mercado brasileiro de aluguel de carros aumentou de 10% a 20% ao ano nos últimos 15 anos. Hoje, tem carca de 1,5 milhão de veículos disponíveis nesta categoria, de acordo com dados da Solution4Fleet, consultoria de gestão para locadoras e concessionárias.
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Para os próximos 20 anos, a previsão é que o número de veículos para alugar salte para 15 milhões. Durante esse período, acredita-se que a assinatura de carros para pessoas físicas ocupe cerca de 60% deste total.
Dentro desse total, o setor de carros de luxo tem grande participação nesta previsão – já que pessoas da classe A e B já consomem este tipo de serviço.
“Cada vez mais as pessoas estão procurando por custo-benefício, e na locação elas encontram isso. Muitas pessoas não conseguiram ainda ter o carro dos sonhos, devido ao valor dos veículos hoje aqui no Brasil. Isso fica fora da realidade de muitos Brasileiros.” Explica Érica Lima, da BB Profit Cars.
Ela reforma que através da locação, eles podem ter essa oportunidade. “Você pode ter um carro de luxo sem se preocupar com a venda dele, se perderá dinheiro com isso ou não. Além de não ter que se preocupar em pagar IPVA, manutenção preventiva, seguro. Isso gera valor, gera lucro ao consumidor”.
Ela, seu marido Rogério Alves Lima e o sócio Bruno Sousa Rodrigues, gerenciam uma empresa que oferece um serviço de assinaturas e aluguel de carros de luxo que fatura de R$ 800 mil a R$ 1 milhão ao mês. Oito meses após iniciar o empreendedorismo da BB ProfitCars, o projeto movimentou mais de R$ 7 milhões desde o início.
É possível ter descontos na locação dos veículos
Os empresários explicam que o negócio funciona por meio de assinaturas inteligentes. Os clientes têm acesso a carros novos com descontos de até 40%, contando com cashbacks, bônus e dependendo do plano escolhido, o retorno pode ser de até 70%.
Além disso, já estão inclusos dentro do valor contratado outros custos, como o pagamento do IPVA, seguro e manutenção preventiva. Dessa forma, o consumidor não terá que se preocupar com questões burocráticas, por exemplo.
No entanto, é importante conferir de maneira detalhada as clausulas do contrato, como se há um limite de quilometragem permitida, valor da franquia caso haja a ocorrência de sinistros, e possíveis personalizações permitidas no veículo.