Melhores estados para comprar carro elétrico com isenção total de IPVA
Confira os estados que garantem isenção para carros elétricos no IPVA
Com o intuito de estimular a compra de carros elétricos, alguns estados têm oferecido isenção total de IPVA para veículos com essa configuração. Porém, é preciso ter atenção às regras, uma vez que elas variam de região para região.
Carros elétricos com isenção de IPVA: saiba onde e como conseguir
Distrito Federal
-
Isenção integral para veículos elétricos ou híbridos
Maranhão
-
Para ter direito a isenção do tributo, é preciso que o carro tenha sido comprado ou faturado em uma concessionária do estado nordestino. Os híbridos, por sua vez, precisam pagar um tributo de 2,5%
Minas Gerais
-
Assim como ocorre no Maranhão, para garantir a isenção, os mineiros devem ser proprietários de veículos produzidos no estado. Contudo, a terra do pão de queijo ainda não tem nenhuma fábrica que desenvolve esse tipo de carro
Paraná
-
Para garantir a isenção neste ano, é preciso que você renove o benefício, uma vez que o antecessor valia somente até o final de dezembro do ano passado
Pernambuco
-
Por aqui, o benefício da isenção é concedido apenas para carros que foram registrados no estado.
Leia também:
-
Motoristas da Uber e outros apps estão ISENTOS de pagar o IPVA 2024 neste estado
-
IPVA mais barato do Brasil: comparamos os estados que mais valem a pena emplacar
Carros elétricos com isenção parcial
Embora alguns estados não aderiram à isenção total do tributo, existem aqueles que oferecem, pelo menos, o desconto parcial. É o caso de Alagoas. No primeiro ano, você garante desconto total.
Logo em seguida, o tributo é reduzido, ficando assim:
-
Elétricos: 0,5% – a partir do segundo ano, enquanto no terceiro o valor sobe para 1%
-
Híbridos: 0,75 após o primeiro ano e 1,5% no terceiro ano
Já no Rio de Janeiro, os veículos elétricos pagam 0,5% de tributo. Os híbridos, por sua vez, precisam quitar uma quantia mais elevada, sendo 1,5%.
São Paulo na contramão do país
O governador Tarcísio de Freitas vetou a legislação que garantia a isenção do imposto para veículos elétricos, conforme noticiado pelo Garagem360. Contudo, proprietários de carros elétricos da capital paulista obtêm 50% de restituição do imposto.
Leia também: Como pagar o IPVA 2024 em São Paulo?
Fique ligado!
-
IPVA atrasado impede a renovação do licenciamento anual. Trata-se de um documento que autoriza a circulação do seu automóvel
-
Dirigir com o licenciamento irregular pode resultar em multa e outras complicações, caso você seja parado em uma blitz.
Portanto, independentemente de seu estado oferecer isenção total ou parcial para veículos elétricos, mantenha o pagamento do tributo em dia.
E aí, o seu estado não está na lista? Então, identifique a sua região abaixo e confira todos os detalhes sobre calendário de pagamento, taxas, entre outras questões que ajudam a manter a sua documentação em dia.
Confira também: Como ter desconto no IPVA 2024: dicas por estado