Melhores carros para pegar a estrada; confira cinco opções
Com as estradas brasileiras defasadas, modelos mais resistentes são mais recomendados para pegar a estrada. Veja os melhores carros!
O Brasil não possui as melhores rodovias do mundo, pelo contrário. Por conta disso, os melhores carros para pegar a estrada são, é claro, os mais resistentes.
Uma das causas da péssima qualidade dos pavimentos das estradas nacionais é a falta de investimento em manutenção preventiva. Estima-se que cerca de 30% das rodovias federais não tenham sequer contrato de manutenção. A maioria das rodovias brasileiras foi construída na década de 1960, e estariam defasadas.
O Garagem360 te ajuda a driblar os problemas rodoviários. Para isso preparamos uma lista com cinco veículos que podem cair na estrada sem dores de cabeça — alguns modelos irão te surpreender.
Características dos melhores carros para pegar a estrada
É importante destacar que os carros que funcionam bem em estradas irregulares compartilham entre si algumas características. Elas vão desde uma maior distância ao solo, suspensão mais firme e motores potentes de baixa rotação.
Outros elementos mais comuns em veículos off-road podem até ajudar, como tração traseira ou nas quatro rodas, quebra-choques e pneus mistos, mas veremos que alguns veículos são comuns nas estradas. Sabendo disto, confira de vez a lista que preparamos:
Renault Duster
Começaremos enfrentando um famoso mito. Existe um comentário comum sobre carros franceses não suportarem as ruas esburacadas que encontramos no Brasil, mas isso parece ser muito verdadeiro.
O Renault Duster parece ser a exceção a esta regra. Embora o modelo seja projetado para as ruas e terrenos mais acidentados do Leste Europeu e da Rússia, o design é mais agressivo e adequado às realidades brasileiras.
O Renault Duster se destaca no mercado nacional pelo custo-benefício Com um preço mais baixo do que os concorrentes diretos, o Duster ainda oferece excelente proteção da carroceria, bons ângulos de entrada e saída e ótimo espaço interno.
O Renault Sandero Stepway também merece uma menção honrosa neste sentido, já que é outro veículo robusto que foge do estigma dos carros franceses, também sendo um ótimo veículo para pegar a estrada.
Fiat Palio Weekend Adventure
Distante da realidade dos carros da Renault, o Fiat Palio é um carro projetado e fabricado no Brasil visando ser um veículo popular que poderia superar estradas nacionais ruins.
Com suspensão mais sensível e mais alta, o modelo conquistou o Brasil e ganhou fama internacional, sendo exportado e produzido em muitos outros países, principalmente em países em desenvolvimento.
Algumas versões do Palio se destacam por suas vocações off-road. O Adventure Locker, por exemplo, possui motor GM 1.6 ou E-torque 1.6, tendo uma suspensão alta, pneus mistos e uma função Locker que economiza quando o carro fica atolado.
Toyota Hilux
O Toyota Hilux é um dos primeiros carros que pensamos quando o assunto é o off-road, já que o modelo japonês possui mecânica extremamente robusta e até nas versões recentes há pouca tecnologia embarcada. Isso garante uma manutenção simples e um veículo livre de dores de cabeça mais graves
O modelo é um clássico da montadora nipônica, sendo fabricado desde 1968 e chegando a ser a picape mais vendida em todo o mundo no ano de 2015. Essa longevidade e popularidade, explicam o porquê do veículo ser indicado para encarar as rodovias brasileiras.
Fiat Uno Way
O clássico Uno é um caso parecido com o Fiat Palio, também xodó dos brasileiros.. Chegando no país em 1984, o Fiat Uno foi comercializado com a mesma plataforma até 2013.
Com isso, as peças de reposição e a mão de obra para repará-lo ficaram muito baratas. Além disso, o fato de ser confiável e barato, torna-o acessível a todos os tipos de localidades em todo o país.
Não faltam vídeos de Unos se aventurando em poças e lama. Se você deseja um Uno como opção off-road, opte pelas versões Way de primeira geração, que apresentam suspensão ainda mais alta.
Volksvagen Fusca
Eis aqui a maior surpresa desta lista. O Fusca tem uma história longeva no Brasil. sendo comercializado no país entre 1950 e 1986 e depois entre 1993 e 1996, se tornando um dos carros mais queridinho entre os brasileiros
Tendo a mecânica mais simples desta lista, o Fusca possui manutenção extremamente simples, assim como o Fiat Uno.
Além disso, o carro tem bom desempenho em terrenos acidentados e enfrenta situações que muitos carros “maiores” não enfrentam. A fama do carro na estrada é tanta que a Volkswagen adotou o apelido de “pé de boi” no veículo.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.