Melhores carros para pegar a estrada; confira cinco opções

Com as estradas brasileiras defasadas, modelos mais resistentes são mais recomendados para pegar a estrada. Veja os melhores carros!

O Brasil não possui as melhores rodovias do mundo, pelo contrário. Por conta disso, os melhores carros para pegar a estrada são, é claro, os mais resistentes.

Uma das causas da péssima qualidade dos pavimentos das estradas nacionais é a falta de investimento em manutenção preventiva. Estima-se que cerca de 30% das rodovias federais não tenham sequer contrato de manutenção. A maioria das rodovias brasileiras foi construída na década de 1960, e estariam defasadas.

O Garagem360 te ajuda a driblar os problemas rodoviários. Para isso preparamos uma lista com cinco veículos que podem cair na estrada sem dores de cabeça — alguns modelos irão te surpreender.

Características dos melhores carros para pegar a estrada

É importante destacar que os carros que funcionam bem em estradas irregulares compartilham entre si algumas características. Elas vão desde uma maior distância ao solo, suspensão mais firme e motores potentes de baixa rotação.

Outros elementos mais comuns em veículos off-road podem até ajudar, como tração traseira ou nas quatro rodas, quebra-choques e pneus mistos, mas veremos que alguns veículos são comuns nas estradas. Sabendo disto, confira de vez a lista que preparamos:

Renault Duster

Começaremos enfrentando um famoso mito. Existe um comentário comum sobre carros franceses não suportarem as ruas esburacadas que encontramos no Brasil, mas isso parece ser muito verdadeiro.

O Renault Duster parece ser a exceção a esta regra. Embora o modelo seja projetado para as ruas e terrenos mais acidentados do Leste Europeu e da Rússia, o design é mais agressivo e adequado às realidades brasileiras.

Veja a lista dos SUVs seminovos mais fáceis de revender conforme levantamento da plataforma Mobiauto

Renault Duster (Foto: Divulgação)

O Renault Duster se destaca no mercado nacional pelo custo-benefício Com um preço mais baixo do que os concorrentes diretos, o Duster ainda oferece excelente proteção da carroceria, bons ângulos de entrada e saída e ótimo espaço interno.

O Renault Sandero Stepway também merece uma menção honrosa neste sentido, já que é outro veículo robusto que foge do estigma dos carros franceses, também sendo um ótimo veículo para pegar a estrada.

Fiat Palio Weekend Adventure

Distante da realidade dos carros da Renault, o Fiat Palio é um carro projetado e fabricado no Brasil visando ser  um veículo popular que poderia superar estradas nacionais ruins.

Com suspensão mais sensível e mais alta, o modelo conquistou o Brasil e ganhou fama internacional, sendo exportado e produzido em muitos outros países, principalmente em países em desenvolvimento.

SUVs usados e baratos

Fiat Palio Weekend Adventure (Foto: Divulgação/Fiat)

Algumas versões do Palio se destacam por suas vocações off-road. O Adventure Locker, por exemplo, possui motor GM 1.6 ou E-torque 1.6, tendo uma suspensão alta, pneus mistos e uma função Locker que economiza quando o carro fica atolado. 

Toyota Hilux

O Toyota Hilux é um dos primeiros carros que pensamos quando o assunto é o off-road, já que o modelo japonês possui mecânica extremamente robusta e até nas versões recentes há pouca tecnologia embarcada. Isso garante uma manutenção simples e um veículo livre de dores de cabeça mais graves

O modelo é um clássico da montadora nipônica, sendo fabricado desde 1968 e chegando a ser a picape mais vendida em todo o mundo no ano de 2015. Essa longevidade e popularidade, explicam o porquê do veículo ser indicado para encarar as rodovias brasileiras.

Fiat Uno Way

O clássico Uno é um caso parecido com o Fiat Palio, também xodó dos brasileiros.. Chegando no país em 1984, o Fiat Uno foi comercializado com a mesma plataforma até 2013.

Com isso, as peças de reposição e a mão de obra para repará-lo ficaram muito baratas. Além disso, o fato de ser confiável e barato, torna-o acessível a todos os tipos de localidades em todo o país.

Fiat Uno Way |Foto: Divulgação/Fiat)

Não faltam vídeos de Unos se aventurando em poças e lama. Se você deseja um Uno como opção off-road, opte pelas versões Way de primeira geração, que apresentam suspensão ainda mais alta.

Volksvagen Fusca

Eis aqui a maior surpresa desta lista. O Fusca tem uma história longeva no Brasil. sendo comercializado no país entre 1950 e 1986 e depois entre 1993 e 1996, se tornando um dos carros mais queridinho entre os brasileiros

Tendo a mecânica mais simples desta lista, o Fusca possui manutenção extremamente simples, assim como o Fiat Uno. 

Além disso, o carro tem bom desempenho em terrenos acidentados e enfrenta situações que muitos carros “maiores” não enfrentam. A fama do carro na estrada é tanta que a Volkswagen adotou o apelido de “pé de boi” no veículo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA