Melhores aplicativos para carros elétricos; saiba quais são

Confira alguns aplicativos para carros elétricos. Através deles é possível realizar a locação do modelo, bem como localizar pontos de recarga

A ascensão dos carros elétricos também faz crescer a quantidade de aplicativos voltados para o segmento. Eles podem ser usados para a locação dos modelos, bem como o encontro de pontos de recarga; veja alguns.

Confira alguns aplicativos para carros elétricos. Através deles é possível realizar a locação do modelo, bem como localizar pontos de recarga (Foto: Freepik)

Aplicativos para carros elétricos

Em julho, a frota de veículos eletrificados no Brasil ultrapassou o marco de 100 mil unidades, conforme divulgou a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE. O resultado apenas comprova como o brasileiro está aberto para o segmento.

No entanto, o mercado vai além dos veículos e oferece diversas opções que visam facilitar a vida do motorista de carro elétrico.

Hoje, diversos aplicativos estão disponíveis de forma gratuita para que os condutores tenham na palma da mão serviços mais do que essenciais, como conferir onde há pontos de recarga e locação dos modelos; confira!

Locação de carro elétrico

Quem deseja ter a experiência a bordo de um carro elétrico pode alugar um veículo por hora ou diária. A BeepBeep por exemplo, é um aplicativo onde o interessado realiza a reserva do modelo, bem como escolhe o veículo desejado e marca o ponto de retirada.

Nesse caso, até o desbloqueio do modelo é feito pelo aplicativo, sem a necessidade de chaves.

Outra opção é partir para locadoras mais tradicionais que já incluíram os elétricos em sua frota, como é o caso da Movida, por exemplo. A locação segue os mesmos moldes de um veículo a combustão tradicional.

O condutor faz todo o processo pelo aplicativo, escolhe a unidade da empresa mais próxima para a retirada e pronto!

Frota atingiu mais de 100 mil emplacamentos (Foto: Freepik)

Pontos de recarga

Um dos grandes problemas para a popularização de um carro elétrico é a infraestrutura de pontos de recarga disponíveis.

Para método de comparação, de acordo com um levantamento da Elev, empresa de mobilidade que visa impulsionar o setor no país, o Brasil conta com apenas 1,3 mil pontos de recarga público ou semipúblico.

Desses, 445 estão situados na cidade de São Paulo. O uso de alguns aplicativos pode facilitar o encontro desses locais, bem como conferir a disponibilidade de uso. Uma das opções é o Tupinambá.

Através do mapa de localização, o aplicativo consegue indicar qual o ponto de recarga mais próximo, se há algum tipo de cobrança pelo uso e se o local está disponível para a recarga imediata.

Além disso, para maior comodidade, para os casos em que é necessário realizar o pagamento, a cobrança é feita direto pelo app.

Outro aplicativo famoso e que está disponível em diversos países ao redor do mundo é o PlugShare. Ao todo são três milhões de usuários cadastrados e mais de 500 mil pontos de recarga localizados.

Além da localização do ponto de recarga, o aplicativo também permite interação entre os usuário, semelhante com o que acontece com os aplicativos de rota.

País tem 1,3 mil pontos de recarga (Foto: Freepik)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile