Melhor trimestre da história: carros eletrificados batem novo recorde de vendas

O mercado brasileiro de carros eletrificados estabeleceu um novo recorde de vendas no 1º trimestre de 2023. Veja os modelos mais vendidos.

O mercado brasileiro de carros eletrificados estabeleceu um novo recorde de vendas. No primeiro trimestre de 2023 foram emplacadas 14.787 unidades, o que representa um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram vendidos 9.844 veículos. Foi o melhor trimestre de toda a série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), iniciada em 2012.

Veja mais detalhes sobre o recorde de vendas de carros eletrificados

Toyota Corolla Cross Hybrid foi o modelo mais vendido em março (Foto: Divulgação/Toyota)

O mês passado foi o melhor março da história, com 5.989 carros eletrificados vendidos, com alta de 55,5% na comparação commarço de 2022 (3.851). 

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2021 (4.582 unidades vendidas), o desempenho do mercado de eletrificados em 2023 se destaca ainda mais, com aumento de nada menos do que 223%.

Os números confirmam o aquecimento do mercado de eletrificados leves no Brasil neste início de 2023. O total da frota desses veículos em circulação no Brasil, desde o início da série histórica, chegou a 141.291 unidades.

Os eletrificados leves incluem os veículos elétricos híbridos plug-in (BEV e PHEV) e os não plug-in (HEV), somando automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.

Veículos plug-in

Volvo XC60, híbrido plug-in (Foto: Divulgação/Volvo)

Um importante destaque de março foi o crescimento das vendas dos veículos plug-in (que podem ser recarregados por conector externo), confirmando uma tendência dos meses anteriores.

Dos 5.989 emplacamentos de março, 2.172 foram de PHEV (híbridos plug-in) e 587 de BEV (elétricos 100% a bateria), totalizando 2.750 veículos plug-in no mês.

Esse total indica um crescimento expressivo de 194% desse segmento na comparação com o total de 939 elétricos plug-ins leves comercializados em março de 2022.

Já na comparação com fevereiro de 2023 (2.021), o crescimento dos plug-in foi de 36,5%.

Tais números são muito representativos para o mercado da eletromobilidade no Brasil, pois sinalizam uma maior confiança dos compradores com a tecnologia de veículos elétricos recarregáveis por conector externo. Essa confiança tem sido reforçada pelo aumento da infraestrutura de recarga.

Segundo a ABVE, havia em dezembro de 2022 um total de aproximadamente 2.950 eletropostos públicos e semipúblicos no País. A previsão dos empresários do setor é de que haverá pelo menos 10 mil dessas estruturas até 2025.

Híbridos flex

O híbrido flex Caoa Chery Tiggo 5x (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Os bons números do mercado de eletromobilidade no Brasil continuam sendo puxados pelos veículos elétricos híbridos não plug-in (HEV), especialmente os modelos flex.

Em março de 2023, foram 3.230 unidades emplacadas de veículos leves HEV no Brasil, sendo 2.272 híbridos flex (com a opção de etanol) e 958 híbridos a gasolina.

Em relação a fevereiro (2.273), os HEV cresceram de 42%, mantando com folga a liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil.

Ficou assim o ranking dos dez modelos eletrificados leves mais vendidos em março de 2023:

  1. Toyota Corolla Cross (HEV) – 1.184
  2. Toyota Corolla Altis (HEV) – 583
  3. Volvo XC60 (PHEV) – 504
  4. Caoa Chery Tiggo 5X (HEV) – 355
  5. Caoa Chery Tiggo 8 (PHEV) – 287
  6. BYD Song Plus (PHEV) – 205
  7. Toyota HAV4 (HEV) – 176
  8. Land Rover Discovery (PHEV) – 170
  9. Audi Q5 (PHEV) – 157
  10. Porsche Cayenne (PHEV) – 152
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile