Mega fábrica de carros elétricos no Brasil: tudo o que você precisa saber
Conheça a fábrica de carros elétricos que será situada em solo nacional, em Minas Gerias. Os primeiros modelos devem ser produzidos em 2024.
A Bravo Motor Company é uma empresa que irá desenvolver no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais, uma fábrica de carros elétricos que visa mudar o modo de transportar pessoas, objetos e até mesmo dados. Mais do que uma fábrica, a empresa pretende trazer soluções de serviços compartilhados e mobilidade sustentável. Veja detalhes.
Fábrica de carros elétricos no Brasil: conheça a Bravo Motor Company
Atualmente, todo carro elétrico vendido em solo nacional é importado. As grandes montadoras que possuem unidades em solo nacional não produzem carros elétricos no Brasil, como a Renault, por exemplo.
A marca francesa tem uma fábrica na região sul do Brasil. No entanto, o Renault Kwid E-TECH é importado da China – mesmo local que o iCar da Caoa Chery é produzido. Nesse último caso, a marca tem planos de eletrificar sua frota de elétricos e produzir os modelos localmente, em Jacareí – interior de São Paulo.
Porém, outros nomes talvez menos conhecidos – por enquanto – também farão parte de um futuro eletrificado no país, como é o caso da Bravo Motor Company, a BMC. Trata-se de uma empresa argentina, com sede na Califórnia (EUA), que desenvolverá em Minas Gerais uma fábrica de veículos elétricos em parceria com outra gigante do setor, a Rockewell Automation.
Mais que uma fábrica de veículos com zero emissão de carbono, as empresas pretendem desenvolver um completo de mobilidade elétrica, onde o conceito de mobilidade envolve serviço de compartilhamento de carros elétricos e demais tecnologias.
A primeira mega fábrica da América Latina será situada em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. No local, além dos carros elétricos, serão desenvolvidos conjunto de baterias.
O investimento inicial do projeto é calculado em US$ 4 bilhões, sendo que os primeiros veículos deverão ser produzidos a partir de 2024. A expectativa inicial é de uma produção de 22.790 mil carros elétricos ao ano. Sobre as baterias, serão produzidos cerca de 43,7 mil kits durante o mesmo período.
Após 2029 os planos devem ser ainda mais ambiciosos: cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos serão criados.
Operando na Califórnia desde 2012, a Bravo Motor Company trabalhou e participou como colaboradora e investidora no desenvolvimento de baterias. Tal atividade proporcionou à empresa a capacidade de acessar a tecnologia de fabricação de baterias, bem como os materiais das baterias.
Brasil como parte da cadeia de mobilidade elétrica global
Muñoz ressalta que a parceria foi fruto da interação do ecossistema, pois foi entendido por ambas as empresas que esforços conjuntos poderiam gerar uma oportunidade única não só para o Brasil, mas também para o mundo.
De acordo com o executivo, 8% dos empregos brasileiros estão direta ou indiretamente ligados à cadeia produtiva automotiva, colocando o Brasil como um forte player global. A aposta para o futuro de todo o ecossistema é a eletrificação, assim, a necessidade de baterias que atendam a essa demanda tornou-se ainda mais estratégica.
“Estamos muito felizes em trazer uma multinacional como a Rockwell Automation, que tem mais experiência em fábricas de baterias de produção em larga escala, fazendo a grande diferença para ter a melhor indústria de baterias do mundo, em Nova Lima.” Conclui.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.