Mega fábrica da VW de baterias para elétricos começa a ser construída

A Volkswagen é uma das marcas que investem no mercado de carros elétricos. O mais recente movimento está ligado à produção de baterias. A empresa anunciou o início da construção de uma nova fábrica para a produção destes componentes. Esta mega fábrica da VW é uma das unidades que a marca deve abrir nos próximos anos.

Mega fábrica da VW
A fábrica de baterias da VW será construída na cidade de Salzgitter (Foto: Divulgação/VW)

Tudo sobre a nova mega fábrica da VW, que será construída na Alemanha

Este informação foi anunciada pela montadora no começo deste mês de julho. A futura “giga fábrica” da Volkswagen está localizada na cidade de Salzgitter, na Alemanha. De acordo com a montadora alemã, a produção terá inicio no ano de 2025. Estima-se que o tamanho do local será o equivalente a 30 campos de futebol.

O local ficará responsável pela produção de baterias para carros elétricos. A expectativa é que o local tenha uma capacidade anual de 40 GWh. Isso é considerado o suficiente para abastecer cerca de 500.000 veículos elétricos.

VEJA TAMBÉM

“Hoje não estamos apenas lançando uma pedra fundamental, mas também um marco estratégico. O negócio de células de bateria é um dos pilares da nossa estratégia New Auto, que fará da Volkswagen um fornecedor líder da mobilidade sustentável e orientada por software do futuro.

Estabelecer nossa própria fábrica de células é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos. Isso mostra que estamos trazendo a tecnologia de ponta do futuro para a Alemanha”, disse o CEO da Volkswagen AG, Herbert Diess, em comunicado.

Mega fábrica da VW
Foto: Divulgação/VW

A VW contará com a ajuda da recém-criada PowerCo. No caso, a empresa ficará responsável pelas atividades globais de baterias de todas as marcas do Grupo Volkswagen.

Isso significa que cuidará do gerenciamento das operações internacionais das fábricas, do desenvolvimento de tecnologias, da “integração vertical da cadeia de valor” e do fornecimento dos equipamentos e máquinas das unidades. Sistemas de armazenamento para a rede de energia estão sendo planejados também.

Esta empresa, que terá como CEO Frank Blome, ira se juntar a outros parceiros para realizar um investimento de mais de 20 bilhões de euros para que a área de negócios seja desenvolvida. Espera-se que 20.000 pessoas sejam empregadas em toda a Europa. Há a expectativa para que as vendas anuais sejam maiores que 20 bilhões de euros.

Exemplo para outras fábricas

Foto: Divulgação/VW

Esta planta, localizada em Salzgitter, não será a única fábrica de células de bateria da empresa no Velho Continente. De acordo com a VW, um total de seis fábricas serão operadas pelo grupo até o ano de 2030. A próxima que será construída estará localizada na cidade de Valência, na Espanha.

A unidade instalada na Alemanha servirá de exemplo para outras plantas localizadas pelo continente. Pensando já no futuro, onde adaptações terão que ser feitas para receber certas inovações, haverá uma padronização nos produtos, nos processos, nos equipamentos e entre outras áreas.

Tudo para a conversão ser mais rápida (quando necessária). Haverá ainda novos padrões em termos de sustentabilidade. Lembrando que ainda há a possibilidade da construção de uma mega fábrica da VW na América do Norte. 

Célula unificada prismática

Mega fábrica da VW
Foto: Divulgação/VW

No ano passado, durante o Power Day, foi anunciada o lançamento de uma célula unificada prismática. Agora, a VW mostrou mais detalhes sobre a tecnologia. Segundo a marca, esta célula “permite o o uso flexível de série de diferentes químicas de células”. Além disso, o item pode aproveitar os efeitos de sinergia.

Este componente também reduz os custos da bateria pela metade. A montadora fala que os protótipos possuem um “desempenho promissor” em vários aspectos e que  80% dos modelos vendidos pelo grupo contarão com esta célula, que começará ser produzida em grandes volumes em 2025.

Lembrando que a VW possui uma família de carros elétricos (chamada de ID). Esta é composta pelo ID.3, pelo ID.4 e entre outros modelos. As outras marcas, como a Audi, também já possuem veículos totalmente elétricos.

Com informações de VW

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar