Tags

Notícias

Medo de dirigir à noite? Ford cria tecnologia para detectar pedestres no escuro

Créditos: Foto: Divulgação
21 março, 2017
Maria Beatriz Vaccari

Na Europa, 81% dos motoristas têm medo de dirigir à noite – entre as mulheres, o número sobe para 87%. Os dados, que são de uma pesquisa da Ford, também mostram que o receio vem, principalmente, do medo da má visão noturna. Além disso, um terço dos entrevistados afirmou que evita dirigir de noite por medo de se envolver em acidentes.

LEIA MAIS: Volvo carrega veículo com energia solar em São Paulo

Bridgestone desenvolve pneu para conceito Chrysler Portal

Conheça os serviços oferecidos gratuitamente pelas concessionárias das rodovias

Com base na opinião da população, a Ford Europa desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar pedestres mesmo em ambientes com pouca luz. Assim que algo é identificado, o motorista recebe avisos sonoros e visuais. Se ele não diminuir a velocidade, os freios são acionados automaticamente.

“Sabemos que, para alguns motoristas, dirigir à noite é uma experiência estressante, especialmente em grandes cidades onde é comum ver pedestres distraídos com o celular na mão. Eles podem atravessar a rua sem serem vistos no escuro e deixar os motoristas sem tempo de reação”, diz Gregor Allexi, engenheiro de segurança da Ford Europa. “O detector de pedestres ajuda a identificar pessoas que já estão na rua ou a ponto de atravessar”, completa.

O sistema, que funciona por meio de uma câmera sofisticada, deve chegar aos carros do Velho Continente ainda em 2017. Ele irá funcionar como um aprimoramento do sistema autônomo de frenagem com detector de pedestres, que já é oferecido em modelos como o Fusion e funciona com o apoio de sensores de radar e câmera.

 

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.