Mecânico de bairro pode ser melhor que profissional de montadora? Descubra
Veja história em que um mecânico de bairro conseguiu solucionar o problema de um Del Rey que nem mesmo os profissionais da marca conseguiram.
A decisão de confiar a manutenção do carro aos profissionais da montadora parece ser o mais indicado. No entanto, em determinados casos a análise de um mecânico de bairro parece ser mais certeira; entenda.
Mecânico de bairro ou especialistas de montadora?
Ao comprar um carro 0 km o mais indicado é seguir o plano de revisão da montadora e realizar todas as manutenções necessárias com os profissionais da unidade com a intenção de não perder a garantia de fábrica.
Dessa forma, é mais comum conferir em oficinas mecânicas de bairro carros mais velhos que já passaram da fase de garantia e revisões obrigatórias. No entanto, os profissionais podem ter um olhar mais amplo da situação, uma vez que eles têm contato com uma ampla gama carros e problemas diferentes.
O especialista Luiz Carlos Secco, da Secco Consultoria, conta em seu podcast Muito Além das Rodas, um caso dos anos 80, onde apenas um mecânico de bairro solucionou o problema de um Del Rey, que nem mesmo os profissionais da montadora conseguiram solucionar.
“Nos anos de 1980, quando trabalhava na Ford, enfrentei um problema com um automóvel Del Rey, que tirou meu sossego por alguns meses (…) Em um programa de teste e demonstração o automóvel foi cedido ao jornalista Claudio Carsughi. (…)
Durante os dias em que usou o automóvel, foi surpreendido por uma pane e o motor deixou de funcionar em plena Avenida Juscelino Kubitschek no horário de maior fluxo de veículos.”
Depois do ocorrido, ele conta que pediu ao chefe da garagem da Ford, atenção e uma rigorosa inspeção fazendo uso dos modernos equipamentos disponíveis e acompanhado pelos mais respeitados profissionais da empresa.
Porém, mesmo com as análises e checagens realizadas, mais alguns episódios voltaram a acontecer sem que os renomados mecânicos e os mais avançados equipamentos conseguissem identificar o problema.
Mecânico de bairro tem olhar diferenciado?
Após os diversos ocorridos e uma nova revisão, o carro foi cedido novamente a outro jornalista, Paulo de Aquino. Que ao devolver o veículo surpreendeu o especialista ao dizer que queria adquirir o modelo.
Secco conta que tomou as providências necessárias e no momento não teve coragem de alertá-lo sobre o problema.
“Meses depois, resolvi perguntar se estava feliz com o automóvel. Me informou que uma vez o carro teve o motor desligado numa tarde de trânsito complicado.
Mas que chamou o Onofre, mecânico de uma pequena oficina próxima da Rua Guaicurus, no bairro da Lapa, que descobriu um fio no porta-malas do automóvel com um pedaço sem proteção da capa de plástico por desgaste, encostado no assoalho do porta-malas, roubando corrente elétrica da bateria.”
Ou seja, após diversas análises de profissionais qualificados e certificados, apenas um profissional competente, como um mecânico de bairro, conseguiu descobrir o real problema e solucioná-lo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.