Mecânico aponta dicas fundamentais para preservar a bateria do carro; veja quais são 

Apesar de a vida útil da bateria do carro variar entre 2 e 3 anos, o mau uso pode diminuir o tempo de funcionamento. Saiba como preservá-la.

Apesar de a vida útil da bateria variar entre dois e três anos, o mau uso pode acarretar na diminuição do tempo de funcionamento. A falta de cuidados com esse equipamento pode ocasionar gastos inesperados, além de dores de cabeça. 

Por isso, recorremos à ajuda de Alexandre de Lucca, mecânico cadastrado na plataforma de serviços automotivos GetNinjas, para trazer algumas dicas sobre como você pode preservar a bateria do seu carro.

(Foto: Pixabay.com)

6 dicas para manter a bateria do carro  em bom estado

Manter, e até aumentar, a durabilidade da bateria do seu carro não é das tarefas mais complicadas, mas exige atenção. Veja a seguir as dicas do mecânico de Lucca:

  1. Não deixe o carro parado por muito tempo – Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Parece contraditório, porém, se a bateria ficar parada por muito tempo ocorre o processo químico conhecido como sulfatação, que diminui a vida útil da peça. O recomendado é que o motor  seja ligado uma vez por semana, no mínimo, por pelo menos 5 minutos.
  2. Só dê a partida com todos os equipamentos elétricos desligados – Não deixe nenhum equipamento ligado no momento da partida. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro – sendo assim, quanto mais equipamentos ligados, maior será o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo. Verifique os faróis, rádio e ar-condicionado antes de dar a partida.
  3. Desligue todos os equipamentos elétricos antes de sair do carro – Assim como não é bom deixá-los ligados no momento da partida, utilizar os equipamentos elétricos com o carro desligado causa um desgaste desnecessário da bateria. Sempre que estacionar, confira se está tudo desligado antes de sair do veículo.
  4. Conheça a capacidade da bateria do seu carro –  Verifique a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evite instalar acessórios não originais, pois isso pode comprometer o consumo da bateria.
  5. Faça as manutenções preventivas no tempo certo – É importante fazer revisões preventivas a cada seis meses no automóvel. Se sua bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, visite uma oficina.
  6. Tenha cuidado ao escolher o alternador – O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro. Procure escolher um alternador que tenha a mesma amperagem que a bateria para evitar danos.

Se a bateria for de 60 amperes e o alternador de 45, por exemplo, na hora da carga serão perdidos 15 amperes. No longo prazo, isso reduz a vida útil da bateria.

(Foto: Pinterest

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile