McMurtry Spéirling: Hipercarro elétrico é capaz de andar de cabeça para baixo
Eles fizeram. A marca inglesa McMurtry desenvolveu o Spéirling, um hipercarro elétrico que desafia as leis da física ao rodar de cabeça para baixo. O feito, registrado pela própria fabricante, demonstra uma das incríveis capacidades da tecnologia embarcada do veículo.
McMurtry Spéirling: Hipercarro elétrico capaz de andar de cabeça para baixo
O experimento inédito foi feito usando uma plataforma giratória, que manteve o carro. O segredo por trás dessa proeza está no engenhoso sistema “Downforce-on-Demand”.
Com o simples acionar de um botão, o sistema aciona ventiladores de alta rotação, atingindo impressionantes 23 mil rpm, que geram uma força descendente equivalente a duas toneladas. Essa força massiva é suficiente para manter o Spéirling firmemente colado a uma pista metálica invertida, neutralizando a ação da gravidade.
Essa tecnologia, que antes circulava apenas nos bastidores da Fórmula 1 como uma possibilidade teórica, encontrou no hiper esportivo sua aplicação prática e bem-sucedida.
O Spéirling é equipado com dois potentes motores elétricos que juntos entregam cerca de 1.000 cavalos de potência.
“Foi um dia fantástico no escritório! Colocar o cinto de segurança e dirigir com o carro invertido foi uma experiência completamente surreal. Os 2.000 kg de downforce que o sistema de ventilação pode gerar são realmente impressionantes e é ótimo mostrar o motivo pelo qual nossa Spéirling continua quebrando recordes ao redor do mundo”, ressalta Thomas Yates, cofundador e diretor administrativo da McMurtry Automotive.
Recorde de velocidade
Os feitos do hipercarro não param por aí. Paralelamente, o modelo conquistou um recorde de velocidade impressionante, desta vez na icônica pista de testes do Top Gear.
Com um tempo de volta de apenas 3,1 segundos, o Spéirling destronou os mais de 20 anos de hegemonia do antigo recordista, um Renault R24 V10 de Fórmula 1 que tinha conquistado o título em 2004.
Essa marca é só mais uma do modelo, que também detém o recorde de velocidade na subida de montanha do Goodwood Festival of Speed e na desafiadora curva “Saca-rolhas” de Laguna Seca.
E toda essa tecnologia pode ser sua, mas para isso é preciso desembolsar £ 895.000 (aproximadamente R$ 5,9 milhões) em uma versão ainda mais aprimorada: a Spéirling PURE. Essa configuração traz uma série de melhorias, incluindo uma bateria traseira de maior capacidade, alcançando 100 kWh.
Além disso, tem que correr, já que a marca limitou a produção a 100 unidades e há muitos interessados.
Veja também o vídeo abaixo sobre empréstimos. Será que é uma boa solução para quitar dívidas?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.