O câmbio CVT é uma alternativa mais confortável aos veículos com transmissão manual e mais acessível aos carros que utilizam caixa de câmbio automática. No entanto, para que o tipo de transmissão cumpra a missão de ser mais eficiente, o condutor deve se atentar ao modo de condução, entenda.
Economizar combustível com o câmbio CVT: condução equivocada é o maior vilão
Os carros com câmbio CVT estão cada vez mais populares no mercado nacional. A sigla em questão significa continuamente variável. O tipo de transmissão é uma alternativa mais eficiente no comparativo com a caixa de câmbio automática.
O tipo de câmbio é conhecido por ser mais econômico, tanto que está cada vez mais presente nos lançamentos atuais, até mesmo em carros comercias, como a Nova Fiat Strada, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
Porém, para que o veículo dotado de transmissão automática tipo CVT realmente alcance a eficiência energética, o condutor deve se atentar ao tipo de condução que pratica, tendo em vista que a dirigibilidade equivocada, pode causar o efeito contrário, sendo necessário, visitas mais recorrentes ao posto de combustível.
Evite erros ao dirigir carros com câmbio CVT
Nesse sentido, o primeiro erro e talvez o mais comum é não entender como o CVT funciona. Uma das características do tipo de transmissão é o tempo de resposta necessário para ganhar velocidade, que acaba sendo maior no comparativo com uma transmissão automática comum.
No entanto, um motorista desavisado pode tentar encurtar esse tempo pisando de forma mais bruta no acelerador. Porém, a ação fará o giro subir, e consequentemente, aumentar o consumo de combustível.
Dessa forma, para que o carro com câmbio CVT atinja o objetivo de ser mais econômico, o condutor deve adotar uma condução mais branda e suave.
Outra função que pode interferir a economia do combustível é usar o veículo com frequência no S, ou seja, a função sport. Acontece que assim como os carros automáticos, os veículos dotados de transmissão CVT também possuem modos de condução, sendo os mais famosos o Eco, e o Sport.
Porém ,esse último faz com que a o acelerador trabalhe com giros mais elevados, justamente por diminuir o tempo de resposta do acelerador, algo bem semelhante ao fator citado anteriormente.
Com isso, durante o cotidiano, opte por outros modos de condução, afim de preservar a eficiência e autonomia do modelo.
Conhecer o carro é essencial
Outra característica comum dos carros com câmbio CVT é a maior presença de ruído no motor. No entanto, o barulho a mais não significa necessariamente que o carro esteja com dificuldades de impulsionar o veículo.
Porém, quando o condutor não conhece determinados atributos, tende a pisar com mais força para gerar maior impulso, algo que novamente irá ocasionar a perda de eficiência energética.