Martelinho de ouro: saiba como funciona a técnica de funilaria

Chuvas de granizo, pedras e batidas de portas em estacionamentos podem deixar pequenas marcas na lataria do veículo. Para reparar esses amassados, muitas vezes é possível recorrer ao martelinho de ouro, técnica de funilaria que tem como vantagens manter o aspecto original do automóvel, já que a maioria desses danos não precisam de uma repintura, a rapidez do conserto e o custo relativamente baixo.

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Técnica do martelinho de ouro é rápida e mantém a originalidade do veículo |Foto: Divulgação

Por ser totalmente artesanal, este serviço utiliza algumas ferramentas bem diferentes. Segundo Glauber Ramos, proprietário da GDG Martelinho de Ouro, entre elas estão ventosas, martelos e ganchos com correntes. “Não existe um conjunto de ferramentas básicas, já que cada amassado exige um tipo. No meu caso uso ferro próprio para reparar buracos internos, pedaços de madeira e até tacos de bilhar. Cada um tem sua função e importância no processo”, afirma.

Outros itens utilizadas pelo especialista são cola quente e suas próprias mãos, para “massagear” a avaria e conseguir realizar o reparo. “Mas para mim, o mais importante de todos os elementos é a luminária”, declara. “Existem profissionais que postam vídeos na internet dizendo que dá para trabalhar sem ela, mas, particularmente, acho impossível realizar um bom trabalho sem ela”, complementa Ramos.

Ainda de acordo com o profissional, praticamente todos os amassados podem ser consertado pelo martelinho de ouro. “Tem alguns locais que não dá para ter acesso nem mesmo desmontando a peça toda. Aí, é necessário utilizar a técnica de sucção, mas para ela funcionar, é preciso que não haja nenhum vinco”,  explica o funileiro.

Para Ricardo Gouvêa, proprietário da oficina RGolden, existe um outro requisito para realizar um bom trabalho empregando o método artesanal: “O amassado não pode ter arrancado a pintura e a peça não pode ter sido repintada anteriormente, porque na hora de puxar, para consertar, vai soltar a tinta. Se for uma peça original, a recuperação é de praticamente 100%”, garante.

Tempo de reparo

O custo e o tempo de reparo do martelinho de ouro também são menores que das outras técnicas de funilaria. “Já teve casos que em 20 minutos o cliente saiu com o automóvel pronto. Se é um amassado simples, como aquelas batidinhas de porta ou uma pedrinha que atingiu o capô, é rápido e custa cerca de R$ 80 a R$ 100 por amassado. Agora se o carro foi atingido por uma chuva de granizo, o reparo demora mais e fica entre R$ 1.000 e R$ 2.500, dependendo do tamanho do veículo”, relata Gouvêa.

Originalidade

O proprietário da RGolden diz que, como em praticamente todos os reparos com martelinho de ouro é possível conservar a originalidade do veículo, isso ajuda na hora da revenda. “Ao comprar um carro, uma das primeiras perguntas é se ele já foi repintado. Caso tenha sido, isso já diminui seu preço. Com este método isso não acontece”, explica

 

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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