Maresia e areia: veja como reduzir o desgaste do carro na praia
Entenda os riscos da maresia e areia para o carro e como proteger desses vilões
Viajar para a praia é o destino preferido de muitos brasileiros. Entre as regiões mais procuradas do país, estão: Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Porém, antes de arrumar a mala e curtir suas férias, é preciso ter atenção com alguns cuidados com o carro, uma vez que a maresia e areia podem trazer muitas dores de cabeça.
Logo abaixo, o Garagem360 explica os efeitos dessas condições adversas para os veículos e o que fazer para impedir o desgaste precoce em seu automóvel. Acompanhe!
O que a maresia causa no carro?
A maresia acelera a formação de ferrugem e o processo de corrosão, inclusive, em partes do veículo que, em um primeiro momento, podem parecer protegidas, como a bateria sob o capô fechado.
Para se ter uma ideia do impacto da maresia no veículo, ela corrói dez vezes mais rápido em comparação com o ar seco de cidades não litorâneas.
“A maresia pode acelerar o processo de corrosão em partes metálicas do veículo, como os componentes do chassi e os parafusos. Isso pode comprometer a estrutura do carro ao longo do tempo, tornando essencial uma proteção adequada.”, explica o o chefe de oficina da concessionária Ford Slaviero, Mauro Cezar Candido.
Areia também é vilã para os veículos
De acordo com o especialista, a areia pode infiltrar em várias partes do automóvel, provocando danos não só na parte estética, mas também na mecânica do veículo:
“Ela acaba atuando como uma espécie de lixa, desgastando as partes móveis e prejudicando o desempenho do carro. É de suma importância limpar e lubrificar regularmente áreas como os freios, suspensão e as juntas e dobradiças para evitar desgaste prematuro”, orienta Mauro.
A propósito, o interior do veículo aumenta a preocupação para turistas que têm crianças. Para proteger os pequenos e a parte de dentro do automóvel, recomenda-se que você leve um aspirador de pó.
Outro cuidado é que o contato contínuo com a areia pode causar corrosão, sobretudo nas partes metálicas expostas, como parafusos e rodas. A consequência? Desgaste irregular nos pneus. Para evitar esse problema, o segredo é verificar a pressão e fazer o alinhamento regularmente.
Leia também:
-
Fortes chuvas no sudeste: 9 dicas para dirigir em condições perigosas
-
De opcional para obrigatório: afinal, o que é o como funciona o controle de estabilidade?
Como prevenir a maresia no carro?
É possível evitar os problemas causados pela maresia de várias formas. As principais são: manutenção contínua do carro e do ar-condicionado, bem como enxágue do sistema de freios e limpeza frequente do automóvel.
Redobre a atenção com o ar-condicionado
Naturalmente, o verão faz com que o ar-condicionado seja usado com mais frequência no carro. Porém, o uso contínuo acelera a deterioração dos itens do veículo, como o filtro. Para evitar problemas, lembre-se de manter a manutenção desse equipamento em dia, combinado?
Enxágue do sistema de freios
Outra dica simples, mas bastante eficiente para remover resíduos de areia e evitar a perda de eficiência.
Estacione seu carro à sombra
Mauro explica os impactos positivos deste cuidado:
“ Estacionar seu carro à sombra reduz a exposição ao sol direto. Isso ajuda a preservar a pintura e os materiais internos. Cobrir o parabrisa e as partes mais expostas também evitam a incidência direta do sol.”, orienta.
Mantenha a manutenção em dia
Nunca é demais lembrar o quanto a manutenção preventiva é fundamental para evitar problemas durante a sua viagem. Por isso, confira sempre os fluidos, alinhamento, suspensão e outros itens que podem ser danificados com a maresia e areia do veículo.
Para finalizar, o especialista comenta que, ao implementar essas práticas, você mantém não só a estética do carro em dia, mas, especialmente, aumenta sua vida útil:
“Cuidar do carro na praia não é apenas uma questão de aparência, mas, sim, de preservação e segurança”, completa.
Tem que lavar o carro depois da praia?
Sim. Esse processo contribui para a remoção da areia e do sal acumulados. Além da parte externa, também é possível perceber uma grande concentração de areia no interior do carro. Por isso, limpe regularmente para evitar danos aos componentes internos.
Além dos cuidados com maresia e areia, o carro precisa de atenção redobrada com outros detalhes durante as férias e ao longo do ano. Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para que você cuide do seu veículo do jeito que ele merece.
Confira também: Itens que pouca gente sabe, mas que podem gerar multa e até retenção do seu carro