Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil
Os crash tests são experiências de segurança automotiva e pela primeira vez foi realizado em um ônibus elétrico do Brasil. Veja!
Não são raras as pessoas que conhecem o famoso crash test, experiência preparatória de segurança automotiva mundo afora, porém, pela primeira vez o teste foi realizado em um ônibus elétrico do Brasil. Veja!
Marcopolo faz crash teste em ônibus elétrico
A Marcopolo, uma das principais fabricantes de carroceria de ônibus no Brasil, realizou um inédito teste de impacto em ônibus elétrico do país.
O crash test inédito por aqui foi executado no modelo elétrico Attivi Integral,com o objetivo de consolidar a garantia de segurança total para passageiros e operadores.
Após os testes na traseira constatou-se que o Attivi Integral conta com estrutura resistente à impactos acima do exigido pelas normas existentes.
Além disso, também não foi verificado durante os eventos, riscos para os ocupantes, assim como quaisquer danos às baterias.
Modelos elétricos urbanos
O teste de impacto realizado na traseira do ônibus Attivi Integral teve como finalidade reproduzir a incidência de colisões nas ruas do país, onde esse tipo de acidente é o mais comum.
Dessa forma, como a bateria dos ônibus são instaladas justamente nesta parte do veículo, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.
A preservação do item passa pela simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do modelo para resistência a impactos sem que a deformação decorrente da ação afete o conjunto de baterias.
Attivi Integral
O Marcopolo Attivi Integral é um ônibus 100% elétrico que conta com a aplicação da tecnologia nacional e chassi Low Entry.
O modelo possui motor elétrico de 350 kW de potência máxima e 336 kgfm de torque, além de eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar e sistema de freios Knorr.
As baterias são CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia que variam entre 250 e 280 km.
Confira o motivo pelo qual você não deve deixar de carregar a bateria de um veículos elétrico!
O Attivi Integral ainda conta com:
-
Carregadores USB
-
Sistemas de ar-condicionado incorporados ao sistema de refrigeração das baterias
-
Sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista
-
Câmera interna de segurança com gravação
-
Espaço reservado para PcD e assentos preferenciais
-
Iluminação interna em LED
-
Faróis e sinaleiras traseiras em LED
-
Cabine de separação para o motorista
Medidas e capacidades
-
Até 13 metros de comprimento
-
2,55 m de largura
-
Eixo Dianteiro com capacidade para 7,6 mil kg
-
Eixo Traseiro com capacidade para 13,0 mil kg
-
Até 82 passageiros/ocupantes
-
Chassi com capacidade total de 20,6 mil kg
Confira também: Cherry Tiggo 9 2024 de 7 lugares vendido pelo preço de Onix é sonho de quem quer um SUV barato
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.