Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil

Não são raras as pessoas que conhecem o famoso crash test, experiência preparatória de segurança automotiva mundo afora, porém, pela primeira vez o teste foi realizado em um ônibus elétrico do Brasil. Veja!

Foto: Divulgação

Marcopolo faz crash teste em ônibus elétrico

A Marcopolo, uma das principais fabricantes de carroceria de ônibus no Brasil, realizou um inédito teste de impacto em ônibus elétrico do país.

O crash test inédito por aqui foi executado no modelo elétrico Attivi Integral,com o objetivo de consolidar a garantia de segurança total para passageiros e operadores.

Após os testes na traseira constatou-se que o Attivi Integral conta com estrutura resistente à impactos acima do exigido pelas normas existentes.

Além disso, também não foi verificado durante os eventos, riscos para os ocupantes, assim como quaisquer danos às baterias.

Foto: Divulgação

Modelos elétricos urbanos

O teste de impacto realizado na traseira do ônibus Attivi Integral teve como finalidade reproduzir a incidência de colisões nas ruas do país, onde esse tipo de acidente é o mais comum.

Dessa forma, como a bateria dos ônibus são instaladas justamente nesta parte do veículo, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

A preservação do item passa pela simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do modelo para resistência a impactos sem que a deformação decorrente da ação afete o conjunto de baterias.

Attivi Integral

O Marcopolo Attivi Integral é um ônibus 100% elétrico que conta com a aplicação da tecnologia nacional e chassi Low Entry.

O modelo possui motor elétrico de 350 kW de potência máxima e 336 kgfm de torque, além de eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar e sistema de freios Knorr.

As baterias são CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia que variam entre 250 e 280 km.

Confira o motivo pelo qual você não deve deixar de carregar a bateria de um veículos elétrico! 

O Attivi Integral ainda conta com:

  • Carregadores USB

  • Sistemas de ar-condicionado incorporados ao sistema de refrigeração das baterias

  • Sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista

  • Câmera interna de segurança com gravação

  • Espaço reservado para PcD e assentos preferenciais

  • Iluminação interna em LED

  • Faróis e sinaleiras traseiras em LED

  • Cabine de separação para o motorista

Foto: Divulgação

Medidas e capacidades

  • Até 13 metros de comprimento

  • 2,55 m de largura

  • Eixo Dianteiro com capacidade para 7,6 mil kg

  • Eixo Traseiro com capacidade para 13,0 mil kg

  • Até 82 passageiros/ocupantes

  • Chassi com capacidade total de 20,6 mil kg

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Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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