Marcas que são do mesmo grupo e você não sabia (não são tão concorrentes assim)

Muitas das marcas de carros que teoricamente são adversárias no mercado automotivo, fazem parte de um único grupo. Veja. 

Muitas são as fabricantes automotivas que o brasileiro conhece ao longo da rica história dos carros por aqui. No entanto, você sabia que muitas dessas marcas que notadamente temos como adversários no mercado automotivo, fazem parte de uma empresa? Veja. 

Grandes fabricantes automotivas com vendas no país fazem parte de um único conglomerado (Foto: Freepik)

Nada de concorrência: famosas marcas são do mesmo grupo

 Volkswagen, Chevrolet e Fiat, são três das montadoras automotivas mais populares no Brasil, porém com o passar do tempo outras marcas se juntaram ao hall de grandes fabricantes com operação no país. 

Além disso, marcas que disputam o mesmo mercado, passaram não só a ter adversários de outras empresas, como também concorrentes internos no mesmo grupo automotivo. 

É o caso das fabricantes que formam o Grupo Stellantis, fundado em 2021 a partir da fusão entre Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com marcas como a Fiat, por exemplo, e Grupo PSA, da qual fazem parte Peugeot e Citroën. 

Dessa forma, a Stellantis tornou-se uma das maiores fabricantes mundiais de carros e conta atualmente como fabricantes como: Jeep, Fiat, Peugeot, Citroën, RAM, Dodge, Abarth e Chrysler. 

Grandes fabricantes automotivas com vendas no país fazem parte de um único conglomerado (Foto: Divulgação/Fiat)

Compartilhamento de estruturas

Dentre as principais características da produção de linhas automotivas de marcas do Grupo Stellantis está o compartilhamento de estruturas. 

Sendo assim, não são raros os episódios em que há a partilha de estruturas e peças entre modelos de marcas do mesmo conglomerado. 

É o caso por exemplo da exploração do mesmo modelo que já utilizava a Fiat e passou a fazer parte do Peugeot 208 há alguns anos, o propulsor 1.0 Firefly. 

Compartilhamento ainda mais severo de peças e linhas de design ocorre com modelos como Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo, que possuem o mesmo DNA. 

Dessa forma, marcas que disputaram por anos a fio a preferência do público brasileiro, não são propriamente adversárias, já que atendem a um mesmo grupo automotivo, a Stellantis. 

Nesse caso, ocorre muito mais uma readequação de estratégias por parte do Grupo Automotivo, que procura sair ganhando de uma forma ou de outra. 

Desempenho no mercado brasileiro em 2023

Desde que formou um dos maiores grupos automotivos globais, a Stellantis sempre esteve no topo de vendas no Brasil. 

Representado principalmente pela Fiat, campeã de vendas com a picape Strada, o conglomerado franco-italiano também conta atualmente com outros representantes de pesos como: Fiat Mobi, Fiat Argo e Jeep Compass, que ocupam estão no top 10 de suas categorias, hatch e SUVs, respectivamente. 

Até setembro de 2023, a Fiat Strada é o carro mais vendido do ano com 86.638 unidades comercializadas.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile