Marcas italianas de carros da Stellantis serão vendidas aos chineses e podem receber novo rumo

Mais um capítulo da queda de braço entre o governo italiano e o grupo automotivo Stellantis (dono de Ram, Fiat, Peugeot, Jeep, entre outras marcas). Dessa vez, duas marcas italianas de carros da Stellantis serão vendidas aos chineses pelo governo local. 

Marcas italianas de carros da Stellantis serão vendidas aos chineses – Foto: Divulgação

 

Marcas italianas de carros da Stellantis serão vendidas aos chineses

O governo italiano estuda tomar o controle da Innocenti e Autobianchi, ambas fechadas na década de 1990, e ceder a empresas chinesas como incentivo para instalar fábricas no país, segundo informações do jornal italiano II Sole 24 Ore. 

A Innocenti era uma das fabricantes mais populares nas décadas de 1960 e 1970 e produzia uma versão italiana do Mini britânico, antes de ser adquirida pela Fiat, agora parte da Stellantis. Já a Autobianchi produzia carros urbanos de luxo, como o A112 e o Y10.

De acordo com a publicação, o ministro da Indústria da Itália, Adolfo Urso, registrou versões das duas marcas no escritório nacional de patentes, mas com grafias  diferentes daqueles registrados pelo grupo Stellantis.

O processo de retomada das marcas se tornaria possível por meio de uma lei aprovada em dezembro de 2023 e um decreto em implementação que permite a apropriação de marcas inutilizadas por pelo menos cinco anos. 

Uma vez sob o controle do governo, as marcas podem ser oferecidas a qualquer empresa, incluindo estrangeiras, que pretendem investir na Itália ou transferir suas atividades de produção de outros países. 

A justificativa seria a intenção do governo de atrair montadoras chinesas para o país, reconhecendo sua crescente presença no mercado automotivo global. Nesse cenário, oferecer marcas icônicas como moeda de troca pode ser um atrativo significativo para as companhias chinesas que desejam se estabelecer na Europa. 

A Stellantis disse à Reuters que viu as reportagens da mídia, mas não foi informada pelo governo sobre quaisquer planos desse tipo.

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Autobianchi A112 – Reprodução 

Queda de braço não vem de hoje

As tensões entre o governo nacionalista da primeira-ministra Giorgia Meloni e a Stellantis se intensificaram nos últimos meses, com repercussões significativas para o setor e para a economia italiana como um todo. 

O governo acusa a montadora de negligenciar suas bases históricas de produção no país. O Grupo, por sua vez, informou que quer aumentar a produção italiana para 1 milhão por ano, ao mesmo tempo que estuda expandir sua atuação em outros países. 

Na última quinta-feira, a Fiat apresentou o Novo Panda feito na Sérvia. O evento realizado na sede em Turin comemora o seu 125º aniversário. O Ministro da Indústria Adolfo Urso, compareceu ao evento e pediu à Stellantis que relançasse suas atividades de fabricação na Itália.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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