Marca de carros chinesa assumirá DE VEZ posto que era de uma das montadoras MAIS TRADICIONAIS do País. Será o início de uma nova era?

Nova marca de carros chinesa adquire fábrica da Ford e vai produzir seus principais carros no país; veja o desenrolar da história.

Segundo o governador do estado da Bahia, na próxima terça-feira, dia 4 de julho, a marca de carros BYD irá anunciar publicamente a aquisição da antiga fábrica da Ford, em Camaçari – BA. As negociações começaram no ano passado, mas só agora a montadora chinesa fechou o negócio. 

fábrica camaçari

Antiga fábrica da Ford em Camaçari – BA onde era produzido o Ford Ka. Foto: Divulgação

Marca de carros BYD produzirá na antiga fábrica da Ford

No lançamento do Dolphin no último dia 28 de junho, a marca já tinha dado a entender que a compra da fábrica de Camaçari já estava como certa. Quando concretizada, a BYD fará uma verdadeira revolução na indústria automotiva local. 

Atualmente, os modelos vendidos no Brasil da marca são importados da China e por conta da boa receptividade do público daqui, a marca decidiu produzir nacionalmente. E os planos são ousados, com a produção desde carros a ônibus, passando pelas baterias exclusivas. 

Antes, a fábrica de Camaçari era responsável pela fabricação do Ford Ka (nas versões hatch e sedã) e o SUV Ecosport. O complexo possui uma grande área, o que permitirá que a chinesa possa desenvolver um polo forte, eficiente, o que fará da planta a maior da BYD fora da China.

Agora, possivelmente a marca vai ampliar significativamente as vendas no país. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2023, a marca vendeu 1.002.591 unidades, um aumento de 97% na comparação anual.

Entre os modelos que possivelmente serão produzidos aqui estão o próprio Dolphin, além do Song Plus e os demais veículos já vendidos no país, como o D1, Tan, Han e Yuan Plus. O mais em conta é o Dolphin que chegará a R$ 149.990, no entanto os demais partem dos R$ 200 mil.  

A confirmação sobre a nova produção local foi feita pelo governador da Bahia, através das redes sociais:

https://twitter.com/Jeronimoba13/status/1674204011992317952

BYD segue contra o fluxo das montadoras

Enquanto a Ford encerrou a produção nacional e outras montadoras planejam fazer o mesmo, a BYD aposta no mercado brasileiro. O principal motivo é o grande potencial do mercado em aceitar os carros eletrificados. 

BYD Dolphin

BYD Dolphin podeerá ser produzido na fábrica de Camaçari. Foto: Divulgação

Em entrevista ao Jornal Globo, a vice-presidente da marca, Stella Li destacou a forte vocação do Brasil para a eletrificação da frota. 

“Se observarmos a matriz elétrica do Brasil, é composta por 75% de energia hidrelétrica e agora há uma parcela considerável de energia solar. No Brasil, a eletrificação é o destino, não há como voltar atrás, porque vocês já têm uma matriz elétrica muito limpa aqui naturalmente”, declarou. 

Quando indagada sobre as montadoras que estão deixando o país, Stella destacou a mudança no mercado:

“Os dados mostram que se você dirige um carro elétrico, você economiza muito dinheiro, é mais barato. Então, esse tipo de informação está sendo percebida pelo consumidor”, afirmou. “Após dirigir por 6 meses ou 1 ano, você vai perceber que vai economizar. Assim, o mercado vai aquecer”, enfatizou.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA