Afinal, qual é a marca preferida do brasileiro? Confira se sua hipótese está correta!

Pesquisa recente do UOL nos mostra a marca de carro preferida do brasileiro. além de muitos outros dados interessantes. As respostas foram surpreendentes e mostram um lado do motoristas brasileiro que muitos ignoram.

A Chevrolet se destaca na preferência do brasileiro
A Chevrolet se destaca na preferência do brasileiro (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Pesquisa UOL no mostra qual a marca de carro preferida do brasileiro

O levantamento UOL Mercado de Autos lança luz sobre diversas questões relevantes para o fã e mercado de automóveis nacional. Realizado pela área de Consumer Insights, ele foi feito a partir do cruzamento de dados do TGI Kantar IBOPE Media com respostas da audiência do portal.

Entre as perguntas feitas estava a marca priorizada pela pessoa na hora de comprar um veículo.

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Em primeiro lugar ficou a Chevrolet, citada por 20% dos entrevistados. Logo em seguida, acompanhado a campeã bem de perto, está a Fiat, como preferência de compra de 19% do público.

Estas duas marcas caminham isoladas na liderança. Isto porque a terceira é a Volkswagen, que aparece mais atrás, com 16%, e, por sua vez, lança poeira nas demais – Honda (10%), Toyota e Ford (6%) e Hyundai (5%).

Categoria de carro preferida

Outra informação relevante é a categoria de carro que estes consumidores preferem. Aqui, o sedan é líder absoluto, sendo a escolha de mais de um terço do público (36%).

O hatch foi citado por 17% dos entrevistados, sendo seguido dos SUVs (11%) e picapes (7%).

Perfil de compra e comportamento do brasileiro

A fim de conhecer mais profundamente o consumidor, motorista e fã de carros do Brasil, a pesquisa fez ainda várias perguntas a respeito de seu comportamento, opiniões e visão de mundo.

Entre elas, por exemplo, estava se a pessoa pretendia comprar um carro nos próximos dois anos e porque. As respostas, por sua vez, mostraram que metade do público quer comprar um veículo.

Os principais motivos, por sua vez, incluíram a substituição do veículo atual, citado, por 36%; aquisição do primeiro (33%); e a compra de um carro adicional (19%).

Por fim, na área de percepção e responsabilidade ambiental, o público se mostrou bastante atento a tais questões. Para 90% as empresas deveriam ajudar o consumidor a ser responsável com o meio ambiente. Já 85% afirmou que está disposto a pagar mais por um produto sustentável.

“[…] é essencial que as marcas invistam em uma comunicação que crie conexão com o consumidor e reforce temas que são mais relevantes para eles.”, diz Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, que continua.

“As pautas ambientais, por exemplo, vêm ganhando cada vez mais força, fazendo com que o público se preocupe mais com as práticas sustentáveis, principalmente quando falamos do setor automotivo”.

Assim, no final saber qual a marca de carro preferida do brasileiro vai muito além de entender o perfil de compra ou preferências pessoais. É uma análise complexa que revela como o público percebe a indústria e os temas atuais e a necessidade das empresas caminharem lado a lado com suas visões de mundo.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
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