Pesquisa recente do UOL nos mostra a marca de carro preferida do brasileiro. além de muitos outros dados interessantes. As respostas foram surpreendentes e mostram um lado do motoristas brasileiro que muitos ignoram.
Pesquisa UOL no mostra qual a marca de carro preferida do brasileiro
O levantamento UOL Mercado de Autos lança luz sobre diversas questões relevantes para o fã e mercado de automóveis nacional. Realizado pela área de Consumer Insights, ele foi feito a partir do cruzamento de dados do TGI Kantar IBOPE Media com respostas da audiência do portal.
Entre as perguntas feitas estava a marca priorizada pela pessoa na hora de comprar um veículo.
VEJA TAMBÉM
Em primeiro lugar ficou a Chevrolet, citada por 20% dos entrevistados. Logo em seguida, acompanhado a campeã bem de perto, está a Fiat, como preferência de compra de 19% do público.
Estas duas marcas caminham isoladas na liderança. Isto porque a terceira é a Volkswagen, que aparece mais atrás, com 16%, e, por sua vez, lança poeira nas demais – Honda (10%), Toyota e Ford (6%) e Hyundai (5%).
Categoria de carro preferida
Outra informação relevante é a categoria de carro que estes consumidores preferem. Aqui, o sedan é líder absoluto, sendo a escolha de mais de um terço do público (36%).
O hatch foi citado por 17% dos entrevistados, sendo seguido dos SUVs (11%) e picapes (7%).
Perfil de compra e comportamento do brasileiro
A fim de conhecer mais profundamente o consumidor, motorista e fã de carros do Brasil, a pesquisa fez ainda várias perguntas a respeito de seu comportamento, opiniões e visão de mundo.
Entre elas, por exemplo, estava se a pessoa pretendia comprar um carro nos próximos dois anos e porque. As respostas, por sua vez, mostraram que metade do público quer comprar um veículo.
Os principais motivos, por sua vez, incluíram a substituição do veículo atual, citado, por 36%; aquisição do primeiro (33%); e a compra de um carro adicional (19%).
Por fim, na área de percepção e responsabilidade ambiental, o público se mostrou bastante atento a tais questões. Para 90% as empresas deveriam ajudar o consumidor a ser responsável com o meio ambiente. Já 85% afirmou que está disposto a pagar mais por um produto sustentável.
“[…] é essencial que as marcas invistam em uma comunicação que crie conexão com o consumidor e reforce temas que são mais relevantes para eles.”, diz Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, que continua.
“As pautas ambientais, por exemplo, vêm ganhando cada vez mais força, fazendo com que o público se preocupe mais com as práticas sustentáveis, principalmente quando falamos do setor automotivo”.
Assim, no final saber qual a marca de carro preferida do brasileiro vai muito além de entender o perfil de compra ou preferências pessoais. É uma análise complexa que revela como o público percebe a indústria e os temas atuais e a necessidade das empresas caminharem lado a lado com suas visões de mundo.