Marca chinesa vai assumir fábrica da Ford? Governador diz que sim
Desde o final do ano passado, correm pelo mercado rumores de que a marca chinesa está prestes a assumir fábrica da Ford na Bahia.
Desde o final do ano passado, correm pelo mercado rumores de que a marca chinesa BYD, maior concorrente da Tesla no segmento de carros elétricos em escala global, irá assumir a fábrica da Ford localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador-BA; veja como está o processo.
Notícias de que marca chinesa assumiria a fábrica da Ford na Bahia se reaquecem
Nesta segunda-feira (20), o governador baiano Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que as tratativas entre as empresas, com a interveniência dos governos estadual e federal, estariam em estágio avançado.
“Está quase fechado de ocupar as instalações da Ford. Estamos nas últimas tratativas, e esperamos que possamos dar boas notícias da BYD em Camaçari nos próximos dias”, disse o governador, durante entrega de obras em Salvador.
As negociações com a marca chinesa já haviam sido expostas pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho em fevereiro. No entanto, a negociação começara antes, visto que desde novembro do ano passado, o então governador da Bahia e atual ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, vem afirmando que a BYD ocupará as instalações da Ford.
A aquisição da fábrica da Ford pela BYD estará na pauta da comitiva brasileira, chefiada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que tem agenda na China entre os dias 26 e 31 de março.
Com aquisição, BYD passaria a produzir carros elétricos no Brasil
A marca chinesa BYD é focada na produção de carros eletrificados e também de outros componentes que envolvem o ecossistema da eletrificação.
Sigla para Build Your Dreams – Construa seus Sonhos, na tradução do inglês –, a BYD é uma empresa de soluções elétricas para a mobilidade. Isso inclui ônibus e caminhões elétricos, baterias e sistemas fotovoltaicos.
A BYD chegou ao Brasil em 2015, com uma fábrica de ônibus elétricos 100% em Campinas-SP. Em 2017 foi aberta a segunda unidade industrial, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
Uma terceira fábrica, em Manaus (AM), inaugurada em 2020, surgiu da necessidade em abastecer sua frota de ônibus elétricos – a unidade é dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos eletrificados. Com a aquisição da fábrica da Ford na Bahia, a empresa iniciaria a produção nacional de carros elétricos – modelos como os SUV Yuan Plus e Tan e o sedã Han são candidatos à nacionalização.
A empresa também cogita assumir uma antiga fábrica da Fiat no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba-PR, para produzir motores elétricos.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.