Marca chinesa pode comprar fábrica da Mercedes-Benz no Brasil
A marca chinesa Great Wall tem interesse em adquirir a fábrica desativada da Mercedes-Benz em Iracemópolis, no interior de São Paulo.
Mais uma marca chinesa pode ter veículos fabricados em terras brasileiras. Depois da Caoa Chery, a Great Wall pode ser a próxima, visto que ela tem interesse em adquirir uma a fábrica da Mercedes-Benz na cidade de Iracemápolis, cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Por lá, já foram produzidas as versões nacionais da Classe C e do GLA.
Marca chinesa pode comprar fábrica da Mercedes-Benz no Brasil
A notícia foi publicada originalmente pela agência Bloomberg. De acordo com ela, a compra da fábrica faz parte dos planos da marca em expandir seus negócios fora da China. Além disso, a transação entre ela e a Daimler poderia envolver centenas de milhões de dólares e que ambas as partes continuam discutindo sobre a possiblidade.
A reportagem do veículo ainda tentou entrar em contato com algum representante. Apenas o da montadora chinesa respondeu dizendo que a Great Wall está trabalhando em diversas frentes. Não se sabe nada sobre quais seriam as outras opções, mas vale lembrar que a velha fábrica da Ford em Camaçari-BA ainda não foi negociada por ninguém.
Já faz alguns meses que a Mercedes-Benz deixou de usar sua planta. Inaugurada em 2016, ela tem capacidade para a produção de 20.000 veículos por ano. A marca investiu cerca de R$ 600 milhões de reais para fazer os famosos Classe C e o GLA. Porém, em 2020, a alemã decidiu não produzir mais carros de passeios no País, só caminhões e ônibus.
Não será a primeira vez que uma montadora do país asiático fabricará veículos por aqui. A Chery, por exemplo, tem sua fábrica em Jacareí-SP e usa as instalações da importadora Caoa em Anápolis-GO para fabricar alguns de seus veículos.
Quem é a Great Wall?
A Great Wall Motors pode ser uma marca pouco conhecida pelos brasileiros, mas é uma das maiores em seu País. Fundada em 1984, sua sede dica na cidade de Baoding. Ela só viria começar a produzir automóveis cerca de nove anos depois de seu início. Hoje, ela é uma das maiores fabricantes de automóveis da China e com carros bastante modernos.
Outros países, como o Chile, já conhecem os seus modelos. Aliás, o mercado chileno é um dos principais dela. Por lá, a Great Wall teve um faturamento de US$ 44 milhões no último ano, que representa 2,8% das vendas mundiais.
E 2020 foi um bom ano para ela. Em acordo com a General Motors, a Great Wall adquiriu duas instalações na Ásia, sendo uma na Índia e outra na Tailândia. Agora, tenta fechar o acordo para entrar de vez no mercado de carros na América Latina.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.