Marca chinesa bate recorde em importação de veículos eletrificados 

A marca chinesa em questão é a BYD, que em um só lote importou 700 unidades de quatro modelos comercializados no Brasil. Os carros elétricos chegaram pelo porto de Vitória (ES) não só para reforçar o estoque, como também para suprir as vendas concretizadas. Entenda!

veículos elétricos BYD
700 veículos eletrificados da BYD chegam ao Brasil de navio (Foto: Divulgação)

Marca chinesa BYD bate recorde de importações de elétricos

Os 700 veículos que chegaram foram produzidos na sede da BYD na China, localizada na cidade sub-provincial de Shenzhen. Os veículos vieram de navio e levaram 35 dias para chegar até o porto de Vitória e contou com uma equipe de mais de 30 pessoas para o desembarque. Foram 4 horas de operação com média de 160 veículos por hora. 

Entre os modelos estão SUV premium TAN EV, o furgão elétrico eT3, o D1 EV e o SUV híbrido plug-in Song Plus DM-i, recentemente lançados aqui. 

VEJA TAMBÉM

Antes do desembarque, a BYD já tinha importado um grande lote para o mercado nacional. Foram 500 veículos eletrificados que também chegaram pelo porto da capital capixaba. Nesta levam chegaram o esportivo HAN EV e SUV elétrico YUAN Plus EV. Ambos foram apresentados ao mercado brasileiro em 2022 e as vendas superaram as expectativas. 

BYD no Brasil
Marca chinesa BYD importa 700 veículos elétricos para o Brasil (Foto: Divulgação)

“Além de ser o maior lote de veículos eletrificados para o Brasil, nossa iniciativa representa também o maior volume de veículos da marca importados da China de uma só vez. Isso reforça que a BYD está firme em seu propósito de tornar-se um dos principais players do competitivo mercado automotivo brasileiro”, afirma Leonardo Fellipe, gerente de Logística da BYD no Brasil.

Produção 100% nacional chegando

A BYD, que chegou ao Brasil em 2015 está em processo de compra da fábrica da Ford em Camaçari – BA. Será a terceira fábrica da marca em território nacional. A primeira foi inaugurada em 2015 em Campinas e é destinada à montagem dos ônibus elétricos. Já a segunda foi inaugurada em 2017 para a produção de módulos fotovoltaicos.

Com a aquisição, a BYD vai iniciar a produção dos modelos elétricos no estado a partir de 2024. O intuito é dar início a nacionalização de seus produtos, em especial o Song Plus DM-i.

Fábrica da Ford
Fábrica da Ford pode ser comprada pela BYD (Foto: Divulgação)

Para isso, a marca chinesa estaria disposta a pagar R$ 3 bilhões pela fábrica da Ford, mas ainda há recusa da montadora norte-americana, que nega o interesse. Embora exista essa relutância pública, pelos bastidores as negociações estão bem avançadas e devem ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2023.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar