Marca chinesa aposta em ônibus elétrico em Curitiba 

Marca chinesa em parceria com a Marcopolo começaram a testar o ônibus elétrico em Curitiba. Entenda como ele funciona.

A marca é a BYD, atualmente a maior fabricante de eletrificados do mundo. Em parceria com a Marcopolo, a chinesa vai testar o ônibus elétrico em Curitiba, o  D11B. A ideia é reduzir a emissão de poluentes em uma grande cidade, reduzindo a dependência do transporte público por combustíveis fósseis. Entenda!

BYD e Marcopolo fazem testes de ônibus elétrico em Curitiba. Foto: Divulgação

Detalhes do ônibus elétrico em Curitiba

O D11B será testado até o dia 30 de maio em alguns trajetos na cidade de Curitiba. Com 22 metros de comprimento, o veículo foi desenvolvido em conjunto, com a carroceria Marcopolo Attivi Express, equipado com suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada eixo, freios a disco com ABS/ EBS, além de sistema regenerativo. A ideia é proporcionar maior segurança e autonomia. 

Durante o teste, serão avaliadas a viabilidade técnica e operacional do veículo, e a BYD espera atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com veículos de alta eficiência energética, conforto e segurança

Com zero emissão de carbono, o modelo D11B tem autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para transportar 170 passageiros.

“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.

A Attivi Express

A carroceria Attivi Express é voltada para o transporte público para modelos de chassis com propulsão elétrica para circulação em corredores troncais de médias e longas cidades, como os usados em Curitiba. 

Carroceria desenvolvida pela Marcopolo para chassis elétricos. Foto: Divulgação

O modelo foi projetado com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto aos passageiros, além de ser uma opção de transporte mais sustentável. Nem por isso, deixou de ser atraente. Seu design não é só funcional, como também arrojado. 

Além disso, conta com sistema de iluminação externa em LED, e um sistema de câmeras de alta definição, que substituem os espelhos retrovisores tradicionais e aumentam a segurança nas laterais do veículo.

Também dispõe de itens inéditos, como sistema de entretenimento para passageiros, monitores instalados no teto, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, rampas para cadeirantes, sistema de monitoramento, entre outros recursos. 

BYD planeja aumentar produção de ônibus elétricos

Com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, a BYD possui capacidade de produzir até 2 mil chassis de ônibus elétricos por ano. 

O objetivo é baratear ainda mais os eletrificados, mesmo o custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia sendo até seis vezes menor do que um ônibus a diesel.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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