Manutenção do híbrido: o custo (e a peça) que ninguém te conta antes de você comprar
A manutenção de carro híbrido é barata, mas existe um custo que ninguém te conta. Veja qual peça pode pesar no seu bolso!
A manutenção de carro híbrido é famosa por ser mais barata que a de um carro comum, mas esconde um custo que pode assustar o dono na hora da troca. Quer saber como não ter dor de cabeça: Então, acompanhe o Garagem360 e veja que peça é essa e quanto ela pode custar!
A manutenção de carro híbrido é realmente mais barata?
Na maioria das vezes, sim. Modelos populares como o Toyota Corolla Cross e o GWM Haval H6 realmente gastam menos nas revisões periódicas. Isso acontece porque o motor elétrico ajuda o motor a combustão, diminuindo o desgaste de várias peças. Os freios, por exemplo, duram muito mais, pois o sistema de regeneração ajuda a parar o carro.
Com isso, a economia na oficina pode chegar a 40% em comparação com um veículo convencional. O motor elétrico em si quase não exige manutenção. No entanto, o carro híbrido ainda tem um motor a gasolina que precisa de cuidados, como troca de óleo, filtros e velas, embora em intervalos maiores.
A peça ‘secreta’ que pode custar uma fortuna
Contudo, o grande “pulo do gato” que muitos vendedores não contam está na bateria de alta tensão. Ela é o coração do sistema híbrido e, embora seja projetada para durar muito, uma hora ela precisará ser trocada. A vida útil estimada fica entre 8 e 15 anos, ou de 150 mil a 200 mil quilômetros. O problema é o preço.
A substituição de uma bateria de híbrido pode custar de R$ 20 mil a mais de R$ 50 mil, dependendo do modelo do carro. Ou seja, é um custo que precisa ser colocado na balança antes da compra.
Como fazer a bateria do seu híbrido durar mais?
Felizmente, alguns cuidados simples podem estender a vida útil da bateria e adiar ao máximo esse gasto elevado. Com um bom uso, é possível que você venda o carro antes mesmo de precisar trocá-la. Para isso, você deve:
- Evitar acelerações e freadas muito fortes e repentinas.
- Manter o sistema de arrefecimento (ventilação) da bateria sempre limpo e verificado.
- Não deixar o carro parado por semanas com a bateria totalmente descarregada.
- Fugir de temperaturas extremas, evitando deixar o carro sob o sol forte por longos períodos.
Grandes montadoras, como a Toyota por exemplo, oferecem longas garantias para esse componente, geralmente de 8 anos, o que traz mais tranquilidade para o primeiro dono.
Mesmo com o custo da bateria, a economia de combustível, que pode chegar a R$ 150 por mês, e a manutenção mais barata no dia a dia fazem do híbrido uma opção muito interessante.
E você, já sabia desse custo da bateria? Acha que, mesmo assim, vale a pena ter um carro híbrido? Comente aqui embaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.