Manutenção do carro em dia reduz custos de início de ano; veja dicas
Confira como a manutenção do carro pode gerar economias, tendo em vista os gastos periódicos de início de ano, veja os detalhes!
Além de prezar pela segurança, a manutenção em dia garante economia para o proprietário do veículo. Já que ações como circular com pneu careca pode gerar multas. Veja os detalhes sobre o assunto e dicas fornecidas ao Garagem360 pela Dunlop – marca do grupo Sumitomo Rubber Industries.
A manutenção do carro pode gerar economia para o bolso
As contas de janeiro já são tradição, assim como os festejos que encerraram o ano anterior. Impostos como IPTU e IPVA, material escolar e outros gastos já fazem parte da planilha de muitas pessoas. Mas, o cuidado com o carro pode evitar alguns custos extras neste início de ano.
Zelar pela boa manutenção do veículo ajuda a evitar multa por conduzir o veículo em mau estado de conservação, que é considerada grave. Segundo o Código Nacional de Trânsito, circular com os pneus carecas pode acarretar multa no valor de R$ 195,23, a perda de cinco pontos na carteira de motorista e acarretar a retenção do veículo no local da fiscalização até que o pneu seja trocado.
Como na hora de pagar o licenciamento é preciso estar com as multas em dia, manter o carro em situação regular é um fator decisivo para não comprometer o orçamento no final do mês. Além disso, vale relembrar que pneus são itens de segurança do carro e possuem responsabilidade sobre o desempenho do veículo.
“Pneus carecas são aqueles que perderam os sulcos circunferenciais e radiais, o “desenho” da banda de rodagem. O pneu careca não funciona como deveria na chuva, pois a água é drenada pelos sulcos. O carro passa a navegar sobre um colchão de água, principalmente em alta velocidade, a chamada aquaplanagem. Nesta situação, o condutor perde o controle da direção e a frenagem também é prejudicada, expondo-se a incidentes,” afirma o gerente de engenharia pós-vendas da Sumitomo Rubber do Brasil, Hugo Terazaki.
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Pneu deve obedecer o limite de 1,6 mm de profundidade na banda de rodagem
Item essencial para a segurança dos veículos, os pneus possuem o TWI (Tread Wear Indicator), indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo motorista deve ficar atento, pois quando o pneu chega nele, é hora de realizar a troca, evitando maiores problemas.
De acordo com a lei, o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca é chegar ao limite de 1,6 milímetros de profundidade na banda de rodagem. Por este motivo, os fabricantes deixam este indicador em destaque nos pneus.
“Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”. (artigo 4 – resolução 558).
Outras atitudes, como checar a pressão dos pneus toda vez que abastecer o carro, por exemplo, é possível ter mais tranquilidade, conforto e segurança, além de rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível. A Dunlop reforça que a correta checagem dos pneus diminui os custos de manutenção do veículo e aumenta a vida útil dos pneus, das rodas e do conjunto de suspensão.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.