Os automóveis elétricos e híbridos já são uma realidade para o mundo inteiro, e para o Brasil não seria diferente.
No entanto, ainda há algo que cai como um grande mistério: como fica a questão da manutenção de um carro elétrico?
Normalmente, quando um carro a combustão dá defeito, é preciso apenas levá-lo até uma oficina e tudo ocorrerá nos conformes, mas quando o assunto é veículo eletrificado, a situação é outra.
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Como funciona uma oficina para a manutenção de um carro elétrico?
Bem, é um tanto quanto provável que você já tenha em mente que o processo de manutenção de um carro elétrico depende de profissionais específicos que saibam lidar com altas tensões.
Isso porque, como esperado, toda e qualquer pessoa que precise mexer com materiais de alta tensão deve passar por um longo treinamento, a fim de evitar graves acidentes.
Dessa forma, já dá para adiantar uma coisa: o futuro das oficinas pode deixar muita gente de queixo caído, e fugir completamente das concepções atuais.
Isto é, hoje em dia, quando uma pessoa pensa em oficina, a primeira imagem que vem na cabeça é um lugar repleto de peças, graxa e afins, mas a realidade já é outra.
Com a popularização dos carros elétricos, salas repletas de avisos, materais de borracha para proteção, fita isolante e até faixas para isolar os locais de reparo estarão cada vez mais presentes na rotina dos condutores.
Quais são os materiais usados para manutenção de carro elétrico?
- Fitas isolantes
- Luvas de borracha para 1.000 V
- Gancho para afastar pessoas eletocudas do objeto eletrizado
- Ferramentas com proteção de borracha
- Plataformas elevatórias
Isto é, esses são os materiais básicos utilizados por uma escola do Senai, em parceria com a BMW, a fim de contribuir para o desenvolvimento de mão de obra treinada e especializada para manutenção de carros elétricos.
Contudo, essa manutenção envolve alguns grandes problemas, como por exemplo:
- Quanto mais tecnológicas as peças, maior deverá ser o preparo para lidar com elas
- É possível que as fabricantes dificultem o processo de manutenção em oficianas não oficiais
- O descarte das baterias com defeito ainda é um enorme mistério
Quanto custa a manutenção de um carro elétrico?
Atualmente, as próprias fabricantes oferecem revisões para a manutenção dos veículos elétricos. Normalmente, os valores possuem uma média de:
- Primeira revisão – R$ 350
- Segunda revisão – R$ 900
- Terceira revisão – R$ 800
Para atrair os clientes, determinadas marcas oferecem a terceira revisão pelo mesmo preço da primeira, como é o caso da BYD, que garante:
- 1ª Revisão 20.000 km – R$ 400
- 2ª Revisão 40.000 km – R$ 1.040
- 3ª Revisão 60.000 km – R$ 400
Os valores são de 2023.
Entretanto, o real preço para a manutenção de um carro elétrico diz respeito à segurança dos profissionais e os riscos que eles correm.
Por isso, junto às novas tecnologias, é indispensável garantir o melhor tipo de treinamento possível para esses profissionais, como a iniciativa do Senai e da BMW.
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