Manutenção de um carro elétrico: esse é o verdadeiro preço a pagar

Os automóveis elétricos e híbridos já são uma realidade para o mundo inteiro, e para o Brasil não seria diferente.

No entanto, ainda há algo que cai como um grande mistério: como fica a questão da manutenção de um carro elétrico?

Normalmente, quando um carro a combustão dá defeito, é preciso apenas levá-lo até uma oficina e tudo ocorrerá nos conformes, mas quando o assunto é veículo eletrificado, a situação é outra.

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Foto: Freepik

Como funciona uma oficina para a manutenção de um carro elétrico?

Bem, é um tanto quanto provável que você já tenha em mente que o processo de manutenção de um carro elétrico depende de profissionais específicos que saibam lidar com altas tensões.

Isso porque, como esperado, toda e qualquer pessoa que precise mexer com materiais de alta tensão deve passar por um longo treinamento, a fim de evitar graves acidentes.

Dessa forma, já dá para adiantar uma coisa: o futuro das oficinas pode deixar muita gente de queixo caído, e fugir completamente das concepções atuais.

Isto é, hoje em dia, quando uma pessoa pensa em oficina, a primeira imagem que vem na cabeça é um lugar repleto de peças, graxa e afins, mas a realidade já é outra.

Com a popularização dos carros elétricos, salas repletas de avisos, materais de borracha para proteção, fita isolante e até faixas para isolar os locais de reparo estarão cada vez mais presentes na rotina dos condutores.

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Quais são os materiais usados para manutenção de carro elétrico?

  • Fitas isolantes
  • Luvas de borracha para 1.000 V
  • Gancho para afastar pessoas eletocudas do objeto eletrizado
  • Ferramentas com proteção de borracha
  • Plataformas elevatórias

Isto é, esses são os materiais básicos utilizados por uma escola do Senai, em parceria com a BMW, a fim de contribuir para o desenvolvimento de mão de obra treinada e especializada para manutenção de carros elétricos.

Contudo, essa manutenção envolve alguns grandes problemas, como por exemplo:

  • Quanto mais tecnológicas as peças, maior deverá ser o preparo para lidar com elas
  • É possível que as fabricantes dificultem o processo de manutenção em oficianas não oficiais
  • O descarte das baterias com defeito ainda é um enorme mistério
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Quanto custa  a manutenção de um carro elétrico?

Atualmente, as próprias fabricantes oferecem revisões para a manutenção dos veículos elétricos. Normalmente, os valores possuem uma média de:

  1. Primeira revisão – R$ 350
  2. Segunda revisão – R$ 900
  3. Terceira revisão – R$ 800

Para atrair os clientes, determinadas marcas oferecem a terceira revisão pelo mesmo preço da primeira, como é o caso da BYD, que garante:

  • 1ª Revisão 20.000 km – R$ 400
  • 2ª Revisão 40.000 km – R$ 1.040
  • 3ª Revisão 60.000 km – R$ 400

Os valores são de 2023.

Entretanto, o real preço para a manutenção de um carro elétrico diz respeito à segurança dos profissionais e os riscos que eles correm

Por isso, junto às novas tecnologias, é indispensável garantir o melhor tipo de treinamento possível para esses profissionais, como a iniciativa do Senai e da BMW.

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