Manutenção: como evitar ruídos no seu carro após a troca das pastilhas de freio
Os ruídos são comuns após a troca das pastilhas de freio. Ocorre que na maioria dos casos, a solução é simples. Entenda!
Ruídos vindos das pastilhas de freio são comuns após a troca e indicam, na maioria das vezes, problemas simples. Quem já entende um pouco de mecânica até pode resolver alguns deles em casa. Já em outros casos é necessário recorrer ao mecânico que
consegue explicar melhor o que ocorre, evitando surpresas desagradáveis.
Para o freio funcionar da forma correta, o disco de freio gira juntamente com a roda, enquanto as pastilhas ficam posicionadas nas pinças e suspensão. Quando o condutor pisa no pedal do freio, elas retém a rotação do disco, reduzindo a velocidade até parar a roda.
Como evitar o ruídos após a troca das pastilhas de freio
Em geral, a troca das pastilhas de freio demandam uma série de cuidados, que embora corriqueiros, podem passar despercebidos. Daí a necessidade de avaliar cada um dos componentes durante o procedimento. Vamos aos pontos-chave:
Desgaste do disco
O desgaste do disco precisa ser verificado para avaliar se a superfície está plana, sem ondulações ou deformações. Dependendo do nível de desgaste será necessário a retificação do componente ou troca.
Folgas
Durante a instalação é necessário verificar e conferir se ficou alguma folga dos componentes do freio. Pinos deslizantes, pinças e cavaletes os as pastilhas são encaixadas não podem apresentar folgas, pois geram vibrações e como consequência o ruído desagradável. Essa etapa demanda o dobro de atenção, visto que o nível da folga pode comprometer o acionamento dos freios.
Limpeza do disco
O disco de freio também deve estar limpo, sem resíduos que possam comprometer o funcionamento das pastilhas ou gerar ruídos. A limpeza é simples, mas deve ser feita com cuidado e apenas com álcool isopropílico ou detergente líquido. Em hipótese alguma, uso produtos derivados de petróleo como gasolina ou thinner.
Lubrificação do disco e pinça
Outro cuidado importante refere-se a lubrificação dos componentes, a fim de assegurar a boa movimentação de pinças na hora do atrito. O ideal é usar lubrificante ou graxa específicos, tanto na pinça, quanto nos cavaletes. Esses lubrificantes podem suportar temperaturas superiores a 600 ºC.
Quando lubrificados, os componentes funcionam da forma esperada, reduz o desgaste, ressecamento das borrachas e aumenta a vida útil das pastilhas e do disco.
Quando trocar as pastilhas de freio
Em geral, a cada 15 mil km rodados, no entanto, é preciso respeitar o manual de instruções e os sinais do próprio veículo. Se você sentir algum problema nas frenagens, não espere que algo mais grave corra. Leve seu carro até o mecânico de sua confiança para avaliar as condições do sistema de frenagem.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.