Mais um problema resolvido? Bateria de carros elétricos podem durar muito mais do que você imagina

Mais um problema resolvido? Bateria de carros elétricos podem durar muito mais do que você imagina. Veja qual o tempo médio.

Um dos entraves apontados para a popularização dos eletrificados é a durabilidade da bateria, no entanto essa premissa pode cair por terra com um novo estudo divulgado recentemente que apontou que as baterias dos carros elétricos podem durar bastante tempo. 

Quanto tempo dura a bateria de carros elétricos?

De acordo com o levantamento da consultoria P3 realizado em parceria com a empresa austríaca Aviloo as baterias podem manter o alto nível de eficiência por mais de vinte anos. 

Isso mesmo, a bateria dura fácil mais de duas décadas com o uso consciente, uma vez que é possível controlar a degradação com práticas eficientes e simples. 

O estudo, que analisou mais de 7 mil veículos elétricos, revelou que a degradação é maior nos primeiros 30.000 km percorridos, reduzindo sua capacidade para 95%. No entanto, o processo desacelera gradativamente com o passar do tempo. 

Após percorrer 100.000 km, as baterias ainda preservam cerca de 90% de sua capacidade inicial, estabilizando-se em torno de 87% entre 200.000 e 300.000 km. 

Veja o cronograma de perda da capacidade:

O estudo mostrou que a degradação das baterias segue um padrão previsível:

  • 0 km: 100% da capacidade.
  • 30.000 km: redução para 95%.
  • 100.000 km: capacidade de 90%.
  • 200.000 a 300.000 km: estabilização em torno de 87%.
Quanto tempo dura a bateria dos carros elétricos? Bateria Blade da BYD uma das mais modernas do mercado - Foto: Divulgação
Quanto tempo dura a bateria dos carros elétricos? Bateria Blade da BYD uma das mais modernas do mercado – Foto: Divulgação

Desmistificando a durabilidade

Os resultados do estudo contradizem a crença popular de que as baterias perdem rapidamente sua eficiência, comprometendo a vida útil do veículo. 

“Fornecer dados confiáveis e transparentes é essencial para fortalecer a confiança na mobilidade elétrica”, afirmou a P3 em comunicado oficial.

A pesquisa ainda indica que a desinformação cria uma barreira para a aceitação dos carros elétricos. No entanto, os dados obtidos mostram que os temores sobre a durabilidade das baterias são, em grande parte, infundados. 

Modelos fabricados anos atrás, com tecnologias menos avançadas que as atuais, já demonstram um desempenho satisfatório e uma vida útil média estimada em 20 anos. 

Como preservar a vida útil da bateria?

Basicamente são cuidados simples, mas de grande importância e incluem:

Conduzir o veículo de forma suave para evitar o estresse, evitando frenagens e acelerações bruscas;

Carregamentos rápidos podem acelerar a degradação, portanto priorize recargas de baixa velocidade no cotidiano;

O ideal é manter a carga baixa quando o veículo não estiver sendo usado. Manter a carga 100% por períodos longos sem uso pode prejudicar a vida útil da bateria. 

Está preparado para comprar seu carro elétrico agora? Conte para gente nos comentários!

Leia também:

JAC toma atitude capaz de reduzir custos com troca de bateria de carros elétricos – alívio no bolso

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA