GM SUSPENDE mais uma vez a sua produção no interior de SP e sindicato apresenta proposta

Paralizações constantes da GM ganham um novo capítulo entre a montadora, sindicato e funcionários da fábrica.

Mais um capítulo na novela das paralizações constantes da GM. A fábrica anunciou no início do mês a suspensão da produção de todos os setores da unidade de São José dos Campos – SP. Agora o Sindicato dos Metalúrgicos da região convoca os funcionários para assembleia que definirá o aceite ou não do layoff. 

Onix Joy

Paralizações constantes da GM podem parar Produção do Onix Joy por 10 meses. Foto: Divulgação

Paralizações constantes da GM não vão parar

O imbróglio entre sindicato e a GM já vem de meses. Recentemente a montadora anunciou que irá suspender os contratos dos 1.200 trabalhadores. A intenção é paralisar a produção por até dez meses a partir da próxima semana. 

A proposta ainda prevê que parte dos salários sejam pagos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O sindicato até tentou negociar a manutenção dos empregos, como redução da jornada de trabalho (sem redução de salário), mas não foi bem aceita. 

“O Sindicato intensificará a campanha em defesa dos empregos na GM de São José dos Campos e, uma vez que a empresa fala em queda nas vendas, a entidade reivindica a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, para que todos os empregos sejam garantidos”, disse o vice-presidente da entidade, Valmir Mariano.

A proposta da montadora é que os trabalhadores sejam remunerados durante esses dez meses normalmente e compensar os dias parados, em um acordo chamado de  “dayoff” (em massa).

A produção da GM está paralisada desde o dia 12 de junho, quando mandou para casa 3.958 trabalhadores, incluindo profissionais da produção e administrativo. 

O motivo alegado pela montadora é a queda na produção. Inicialmente a ideia era parar a produção da S-10, mas acabou se estendendo para outros setores, como motorização do Onix Joy. As estimativas é que mais de 3 mil veículos deixem de ser fabricados durante a paralização. 

Assembleia com metalúrgicos

Segue texto divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos: 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, apresentará aos trabalhadores da General Motors a proposta do acordo de layoff, nesta terça-feira (27). O tema será discutido em assembleia unificada, com os dois turnos da planta de São José dos Campos, às 14h30.

A proposta de acordo foi definida em reunião entre Sindicato e General Motors, na sexta (23), e depende de aprovação dos operários.

Mais informações para a imprensa serão divulgadas após a assembleia.

Assembleia unificada na GM
– Dia 27/06/2023, às 14h30
– Com os dois turnos da planta de São José dos Campos – SP

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA