GM SUSPENDE mais uma vez a sua produção no interior de SP e sindicato apresenta proposta
Paralizações constantes da GM ganham um novo capítulo entre a montadora, sindicato e funcionários da fábrica.
Mais um capítulo na novela das paralizações constantes da GM. A fábrica anunciou no início do mês a suspensão da produção de todos os setores da unidade de São José dos Campos – SP. Agora o Sindicato dos Metalúrgicos da região convoca os funcionários para assembleia que definirá o aceite ou não do layoff.
Paralizações constantes da GM não vão parar
O imbróglio entre sindicato e a GM já vem de meses. Recentemente a montadora anunciou que irá suspender os contratos dos 1.200 trabalhadores. A intenção é paralisar a produção por até dez meses a partir da próxima semana.
A proposta ainda prevê que parte dos salários sejam pagos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O sindicato até tentou negociar a manutenção dos empregos, como redução da jornada de trabalho (sem redução de salário), mas não foi bem aceita.
“O Sindicato intensificará a campanha em defesa dos empregos na GM de São José dos Campos e, uma vez que a empresa fala em queda nas vendas, a entidade reivindica a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, para que todos os empregos sejam garantidos”, disse o vice-presidente da entidade, Valmir Mariano.
A proposta da montadora é que os trabalhadores sejam remunerados durante esses dez meses normalmente e compensar os dias parados, em um acordo chamado de “dayoff” (em massa).
A produção da GM está paralisada desde o dia 12 de junho, quando mandou para casa 3.958 trabalhadores, incluindo profissionais da produção e administrativo.
O motivo alegado pela montadora é a queda na produção. Inicialmente a ideia era parar a produção da S-10, mas acabou se estendendo para outros setores, como motorização do Onix Joy. As estimativas é que mais de 3 mil veículos deixem de ser fabricados durante a paralização.
Assembleia com metalúrgicos
Segue texto divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos:
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, apresentará aos trabalhadores da General Motors a proposta do acordo de layoff, nesta terça-feira (27). O tema será discutido em assembleia unificada, com os dois turnos da planta de São José dos Campos, às 14h30.
A proposta de acordo foi definida em reunião entre Sindicato e General Motors, na sexta (23), e depende de aprovação dos operários.
Mais informações para a imprensa serão divulgadas após a assembleia.
Assembleia unificada na GM
– Dia 27/06/2023, às 14h30
– Com os dois turnos da planta de São José dos Campos – SP
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.