Mais tempo para comprar? Governo amplia recursos para manter descontos nos carros populares

Após chegar ao fim o crédito para barateamento dos carros populares rapidamente, o governo adicionou mais cotas ao programa. Veja.  

Chegou ao fim recentemente o crédito fiscal concedido pelo governo para as montadoras no plano de barateamento dos carros populares.

Porém, tendo em vista a alta adesão ao programa, mais cotas foram acrescentadas. Veja quanto e até quando devem durar.  

Veja as mudanças implementadas no programa (Foto: Divulgação)

Mais cota do governo para carros populares

Tendo em vista a alta demanda em relação aos veículos populares sob novos preços a partir da Medida Provisória 1.175/2023, o último fim de semana foi de mais movimentações do governo em busca de prolongar o programa. 

Após menos de um mês de duração do incentivo de R$ 500 milhões à indústria automotiva, o governo decidiu acrescentar uma cota extra ao projeto: R$ 300 milhões. 

Desta forma, o crédito concedido para veículos leves passou a ser de R$ 800 milhões, além de mais R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, totalizando R$ 1,8 bilhão de pacote de incentivo. 

Metade da cota adicional já acabou 

Apesar da saída encontrada pelo governo para dar um empurrãozinho ainda maior na indústria automotiva, a cota adicional de R$ 300 milhões não durará muito tempo. 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 50% desse valor (R$ 150 milhões) já teria sido utilizado pelas montadoras para repassar veículos mais baratos dentro das regras do programa. 

Desta maneira, a previsão é de que no mais tardar até o fim desta semana, o incentivo extra seja esgotado, o que deverá decretar o fim da MP. 

Veja as mudanças implementadas no programa que se iniciou no começo de junho (Foto: Freepik)

Programa de incentivo à indústria

O governo federal anunciou na primeira semana de junho um programa de incentivos à indústria automotiva que resultou na redução no valor dos automóveis no Brasil com preços até R$ 120 mil.

A ação resultou em reduções de até 11,6% (até R$ 8 mil) – fora bônus oferecido pelas próprias montadoras – de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país.

A medida prevista inicialmente para quatro meses (120 dias) de programa ou quando a verba de R$ 500 milhões para veículos leves terminasse, o que ocorresse primeiro.

Os carros que receberam o maior desconto são os mais baratos, como Renault Kwid, Fiat Mobi e o VW Polo. 

Com informações: Agência Senado

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

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