Mais segurança: projeto cria faixa de pedestre que se ilumina com o caminhar de pessoas

Faixa de pedestre com iluminação inteligente é instalada em Fortaleza. Entenda como funciona essa novidade.

Depois de ganhar a maior faixa de pedestre do país em 2021, Fortaleza inova mais uma vez na mobilidade urbana e segurança viária. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) instalou uma faixa com sistema de iluminação inteligente dinâmica para os pedestres. Entenda como funciona!

Faixa de pedestre com iluminação inteligente é instalada em Fortaleza (Foto: Pexels).

Faixa de pedestre inteligente

A mecânica do sistema é simples: um programa de inteligência artificial detecta a presença dos pedestres na faixa de pedestre e aciona a iluminação dinâmica. É semelhante ao sensores de luz instalados nos corredores dos prédios, com a vantagem de lançar os feixes de luz sobre quem caminha, do início ao fim da travessia.

“A responsabilidade no trânsito é compartilhada entre todos que estão nas vias. Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto Poder Público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”, ressalta Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.

O sistema foi desenvolvido em parceria com a Intelligent Security Systems (ISS), empresa americana que criou o SecurOS Soffi, que ainda ilumina de forma independente os pedestres nos dois sentidos para aumentar a visibilidade do condutor. 

Em fases de testes, as primeiras luzes foram instaladas no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota. O local foi escolhido pela intensidade de pessoas e carros. 

Perigo na pista 

O foco do SecurOS Soffi é justamente permitir uma melhor visibilidade do motorista, bem como sua velocidade de resposta viso motora, dessa forma é possível frear ou desviar, evitando assim atropelamentos. 

“Durante a madrugada, por exemplo, motoristas podem dirigir mais cansados, o que pode afetar a visualização de pedestres. Vamos analisar se o sistema pode ser decisivo para alertar o condutor que existe alguém realizando a travessia em momentos de menor atenção”, destaca Lélio do Vale.

Entre as ações adotadas por Fortaleza estão o aumento das ciclovias (Foto: Freepik)

Referência na proteção ao pedestre

Fortaleza é referência em ações de proteção ao pedestres e conscientização de condutores. Em 2022, a capital cearense apresentou redução de mortes no trânsito pelo oitavo ano consecutivo. Foram 158 óbitos, ante 377 em 2014, uma redução de 58% no período. 

Entre as políticas adotadas estão a redução da velocidade em vias com alta taxa de acidentes, aumento do número de travessias elevadas (passarelas), extensão de calçadas, faixas de retenção para motocicletas e ampliação das ciclovias.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile