Dicas para ter mais segurança e conservar o carro ao dirigir em estrada de terra

se você precisa dirigir em solos não muito favoráveis, confira algumas dicas para ter mais segurança e conservar o carro ao dirigir em estrada de terra
Foto: Associação Lions de Proteção Veicular

É claro que o asfalto sem buracos e com pavimentação é sempre o melhor caminho para manter o veículo longe de eventuais desgastes e passageiros. Mas, se você precisa dirigir em solos não muito favoráveis, confira algumas dicas para ter mais segurança e conservar o carro ao dirigir em estrada de terra.

veja as dicas Segurança e Conservação do Carro ao dirigir em estrada de terra
Foto: Pexels

5 Dicas para Segurança e Conservação do Carro ao dirigir em estrada de terra

1 – Manter as Rodas sob as Áreas mais Uniformes da Estrada

Por exemplo, de acordo com a Lions – associação sem fins lucrativos dedicada à proteção veicular – uma das principais diferenças entre a terra e o asfalto é a aderência. Assim, a tração do carro tende a se comprometer bastante quando está em estradas de terra. Além disso, o automóvel corre riscos de derrapar ou patinar.

Portanto, a primeira dica para ter mais controle e segurança é procurar manter-se sempre nas partes mais uniformes do caminho. Ainda, conforme a Lions, se há sulcos formados por veículos mais pesados na estrada de terra, desvie! Isso porque eles podem danificar o carro.

Caso seja frequente dirigir em estrada de terra, o melhor é providenciar pneus específicos este tipo de terreno.

2 – Atenção às Curvas e às Descidas ao Dirigir em Estrada de Terra

Estamos diante do mesmo problema anterior. Curvas e descidas causam pouco atrito com os pneus, ou seja, menor aderência. Então, para a sua segurança, dirija divagar.

Além disso, evite manobras bruscas, como desvios radicais. Em relação à frenagem, ela deve ser a mais suave possível, a fim de não se perder o controle do carro.

Enquanto isso, nunca freie durante a curva, em especial, em estradas de terra. O mesmo vale para o tempo chuvoso. Assim, use também marchas reduzidas, no caso do câmbio manual.

nunca freie durante a curva, em especial, em estradas de terra.
Foto: Pexels

Aproveite e conheça o Hyundai Creta 2022: Ficha Técnica, Preços e Muito Mais!

3 – Qual o Carro Mais Adequado para Dirigir em Estrada de Terra?

Ao dirigir na terra, prefira carros mais altos, por exemplo. De acordo com a Lions, são os modelos mais adequados para terrenos de terra.

Por outro lado, a associação ressaltar que é necessário ter equilíbrio. Isso porque uma elevação muito grande pode comprometer e prejudicar a estabilidade – o que interfere no o controle da direção. Portanto, o carro para estradas de terra devem ter boa tração e angulação de ataque. Além disso, altura e estabilidade.

Por exemplo, veículos muito baixos tendem a sofrer mais, em razão das ondulações deste tipo de solo. Assim, há mais riscos de o carro sofrer prejuízos.

veículos muito baixos tendem a sofrer mais, em razão das ondulações deste tipo de solo. Assim, há mais riscos de o carro sofrer prejuízos
Foto: Jeep

4 – Velocidade Equilibrada

Novamente, em razão da aderência mais baixa em estradas de terra, altas velocidades são bastante arriscadas. Além de aumentar o risco para acidentes, há possibilidade de eventuais atolamentos do carro e derrapagens.

Mas, atenção! Velocidades muito baixas podem resultar em perda de potência do veículo – o que faz o carro atolar. Portanto, o “segredo” é equilibrar-se entre a leveza e a constância, certo?

5 – Revisão do Carro Antes de Pegar a Estrada de Terra

Por fim, conforme a Lions orienta, estradas de terra pedem uma revisão anterior. Por exemplo, verifique:

  • Fluido do radiador;
  • Água do para-brisa;
  • Óleo do motor.

Além disso, não se esqueça de calibrar os pneus, incluindo o estepe. Se possível, leve o carro a um mecânico para ma avaliação geral, assim, evitando problemas.

estradas de terra pedem uma revisão anterior
Foto: Shutterstock

 

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Agora editora do site Garagem360!
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar