Mais forte que asfalto: Estado investe R$ 140 milhões em rodovia de concreto “indestrutível”
Com 85% de aprovação, governador acelera obra na PRC-466. Tecnologia de concreto rígido garante rodovia "indestrutível"
O governo do Paraná, liderado pelo governador Ratinho Junior, está acelerando a duplicação da PRC-466 com uma tecnologia que promete revolucionar a durabilidade das estradas no estado. A obra de R$ 140 milhões utiliza pavimento rígido de concreto, material consideravelmente mais resistente que o asfalto comum.
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Como será nova rodovia “indestrutível” do Paraná?
Com 87% de execução concluída, o trecho de 11,52 km entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha deve ser entregue em fevereiro. A grande inovação técnica é o uso do método whitetopping: a pista antiga de asfalto serve como base para uma nova camada de concreto rígido.
Essa escolha técnica não é por acaso; o concreto oferece maior durabilidade, suporta melhor o tráfego de caminhões pesados e exige menos manutenção ao longo dos anos, oferecendo mais segurança e conforto aos motoristas. Legal, né?
Obras além da pista
O investimento de R$ 140 milhões contempla um pacote completo de modernização para a região Centro-Sul do estado. Vamos entender:
- Construção de uma segunda estrutura sobre o Rio Coutinho.
- Implementação de novo sistema de drenagem, sinalização vertical/horizontal reforçada e iluminação viária moderna.
- Projeto inclui paisagismo e o apoio da prefeitura de Guarapuava para a criação de uma trincheira de acesso ao novo Parque Industrial.
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Liderança nacional e expansão
O governador Ratinho Junior tem utilizado esses projetos estratégicos para sustentar seu índice de 85% de aprovação, o que o coloca no topo do ranking nacional de governadores com melhor avaliação, à frente de nomes como Tarcísio de Freitas (SP) e Eduardo Leite (RS).
A modernização da PRC-466, no entanto, vai muito além desse trecho inicial. O plano diretor de logística do estado prevê investimentos que somam R$ 807 milhões em obras de concreto, cobrindo mais de 72 quilômetros da rodovia entre as cidades de Pitanga, Turvo e Guarapuava.
Assim, o objetivo é consolidar o Paraná como um hub logístico moderno e com estradas de padrão internacional.
Comente aqui: você acredita que o investimento maior no concreto vale a pena pela durabilidade ou prefere o asfalto tradicional por ser mais barato de aplicar?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

