Mais de 110 mil veículos já foram vendidos pela Carteira Digital de Trânsito

Pouca gente sabe, mas a Carteira Digital de Trânsito (CDT) também pode permitir a transação de compra e venda do veículo. A chamada “Venda Digital”, funcionalidade lançada em março deste ano, já ultrapassou a marca de 110 mil negócios realizados em 2022.

Na maioria dos casos, não foi necessário o reconhecimento de firma no cartório, um dos benefícios da Venda Digital, já que a própria CDT realizou a validação das identidades do comprador e do vendedor. No entanto, para a transferência da propriedade, é necessário o comparecimento ao Detran, já que a legislação de trânsito exige o procedimento de vistoria.

Saiba como funciona a transação via Carteira Digital de Trânsito

carteira digital de trânsito - foto divulgação serpro
Venda digital já atingiu a marca de 110 mil transações em 2022 (Foto: Divulgação/Serpro)

A Venda Digital funciona inteiramente por meio do ambiente da Carteira Digital de Trânsito. Por lá, o vendedor indica o CPF do comprador e manifesta a intenção de venda. O Detran de registro do veículo toma conhecimento e permite a geração da ATPVe (Autorização para Transferência da Propriedade do Veículo), que aparece na CDT e é assinado eletronicamente por ambas as partes. 

VEJA TAMBÉM

A transação é segura, exigindo a autenticação no gov.br e biometria facial para a assinatura digital. Também não há impedimentos de que o usuário siga o processo tradicional, imprimindo a ATPVe e levando a um cartório para assinatura de próprio punho com reconhecimento de firma.

A Venda Digital está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e. Ao todo, mais de 27 milhões de pessoas possuem documentos emitidos a partir desta data e estão aptas para realizar a transação via Venda Digital. 

A funcionalidade está disponível em oito estados do país: Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,  Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe. A tecnologia é uma iniciativa conjunta entre Serpro, Ministério da Infraestrutura (MInfra) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Confira o passo a passo para utilizar a Venda Digital

Carteira Digital de Trânsito permite acesso ao CTB
Veja o passo a passo para realizar compra ou venda de carro via Carteira Digital de Trânsito (Foto: Senatran)

Para começar a transação é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito em seu celular. Depois de instalar o aplicativo, você precisará realizar acesso com a conta gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro.

Depois de realizar o login, o vendedor do veículo deverá clicar em ‘Veículos’ no menu principal da Carteira Digital de Trânsito e selecionar o veículo que deseja vender. Depois, deverá clicar no ícone ‘Iniciar Venda Digital’, no canto inferior da tela, onde será preciso preencher os dados da venda e do comprador.

O vendedor será notificado quando o comprador assinar a intenção de venda e deverá assinar o mesmo documento na sequência, clicando em ‘Veículos’ no menu principal da CDT e selecionando o modelo desejado. Por fim, o comprador deverá procurar o Detran do estado para concluir a transferência do veículo.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar