Maior vilão da autonomia dos carros elétricos no calor não é o ar-condicionado, revela estudo
Maior vilão da autonomia dos carros elétricos no calor não é o ar-condicionado, revela estudo da Geotab. Leia o post e entenda.
Enquanto muitos motoristas de veículos elétricos (VEs) se preocupam com o impacto do ar condicionado na autonomia durante o verão, um novo estudo surpreendente da Geotab revela que o verdadeiro “assassino” da autonomia nas estações quentes é, na verdade, a velocidade de condução.
A pesquisa sugere que um hábito simples ao dirigir pode esgotar a bateria do seu VE muito mais rapidamente do que o uso do ar condicionado, especialmente em viagens longas.
Maior vilão da autonomia dos carros elétricos no calor não é o ar-condicionado, revela estudo
O estudo da Geotab analisou dados telemáticos anonimizados de mais de 3 milhões de viagens com VEs leves, sedãs e vans de carga. A principal descoberta é que o arrasto aerodinâmico provocado pela velocidade teve um impacto mais significativo na autonomia do que o resfriamento da cabine em velocidades que variam de 80 a 128 km/h.
Para ilustrar o impacto, a Geotab apresentou dados claros:
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Uma van elétrica de 65 kWh com autonomia de cerca de 230 km a 80 km/h em um calor de 30 °C, teve sua autonomia reduzida para 195 km ao viajar a 96 km/h. Aumentando a velocidade para 112 km/h, a autonomia caiu para 166 km, e para 141 km a 128 km/h. Isso representa uma queda de 39% na autonomia entre 80 e 128 km/h.
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Para sedãs elétricos, que são ligeiramente mais aerodinâmicos, a autonomia média foi de 445 km a 80 km/h em 30 °C. A 96 km/h, a autonomia caiu para 403 km; a 122 km/h, para 363 km; e a 128 km/h, para 320 km. Uma queda de 28% na autonomia de 80 a 128 km/h.
Ambos os modelos foram ajustados para representar uma bateria de 65 kWh. Charlotte Argue, gerente sênior de sustentabilidade da Geotab, resumiu a descoberta: “Reduzir a velocidade em 10 ou 15 mph (aproximadamente 16 a 24 km/h) pode aumentar seu alcance em 20-30%, dependendo do veículo.”
Calor Ainda Afeta, Mas de Forma Diferente
É importante notar que a temperatura e o uso do ar condicionado ainda são fatores que afetam a autonomia. Testes realizados em 2019 pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, conforme relatado pela Forbes, constataram que um veículo elétrico perde, em média, 17% de sua autonomia quando a temperatura atinge 35°C, em comparação com 24°C.
No entanto, o estudo da Geotab aponta que o impacto do calor é mais perceptível em velocidades mais baixas, onde o arrasto aerodinâmico é menos relevante.
Dicas para Maximizar a Autonomia do seu VE
Com base nessas descobertas, a Geotab oferece algumas recomendações para otimizar a autonomia do seu veículo elétrico no verão:
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Reduza a velocidade: Diminuir a velocidade de condução é a maneira mais eficaz de economizar bateria em altas velocidades.
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Pré-condicione a cabine: Se possível, resfrie ou aqueça o interior do veículo enquanto ele ainda estiver conectado à tomada.
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Use o ar condicionado de forma eficiente: Utilize o modo de recirculação e, se disponível, a ventilação dos bancos para otimizar o uso.
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Estacione na sombra: Evitar que o veículo superaqueça enquanto estacionado pode ajudar a preservar a carga da bateria.
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Evite o carregamento rápido em temperaturas extremas: Condições climáticas muito quentes podem impactar a eficiência e a saúde da bateria durante o carregamento rápido.
Para motoristas de VEs, a lição é clara: para maximizar a autonomia neste verão, especialmente em viagens longas, o pedal leve é o seu melhor amigo.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.