Maior viagem rodoviária elétrica do mundo: caminhão elétrico vai da Dinamarca até a França

A Danfoss, grupo dinamarquês de engenharia, realizou a maior viagem rodoviária elétrica do mundo com um caminhão elétrico da marca. Confira!

A Danfoss, grupo dinamarquês de engenharia, realizou a maior viagem rodoviária elétrica do mundo com um caminhão elétrico da marca. Confira!

Foto: Divulgação

Maior viagem a bordo de caminhão elétrico

A Danfoss, realizou entre os dias 12 e 14 de junho, uma jornada épica com caminhão elétrico da marca.

A bordo de um modelo elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento, a Danfoss concluiu um trajeto da Dinamarca, sede da empresa, até a França, em um percurso de mais de 1.300 quilômetros. 

O caminhão elétrico acompanhou uma frota de 48 veículos, como forma de exploração máxima do potencial de descarbonização do modelo em viagem preparatória para a corrida 24 horas de Le Mans, na França.

Percurso da viagem

A viagem elétrica com três dias de duração que o caminhão da Danfoss participou teve saída na sede da empresa em Nordborg, Dinamarca, em 12 de junho.

Então, a delegação cruzou a fronteira com a Alemanha, chegando à Holanda no mesmo dia.

Em 13 de junho, a delegação seguiu da Holanda, passando pela Bélgica, até o destino final: Le Mans, na França.

Todos os modelos que participaram da viagem são elétricos e mais do que isso, os viajantes utilizaram a energia dos veículos para acampamentos.

Foto: Divulgação

Carregamento

A Danfoss oferece carregador de bordo ED3 e a fonte de alimentação para caminhões elétricos da Volvo, que permite carregamento rápido durante a noite.

O ED3 fornece 43 kW de potência para carregamento durante a noite, em um período de 8 a 9 horas, usando tomadas de corrente alternada.

Por dentro do assunto: confira as garantias de um carro elétrico importado e não compre sem saber!

Inversores para otimização de condução

Além dos carregadores, a Danfoss por meio de sua linha Semikron, traz inversores de alta tensão, que desempenham papel importante no controle do fluxo de energia elétrica da bateria para o motor elétrico.

Dessa forma, a aceleração e desaceleração suave e consumo eficiente de energia são garantidas, já que o inversor atua como uma extensão direta do acelerador do veículo.

Isso sem falar na atuação dos inversores como parte do trem de força que converte a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA) do motor elétrico.

Por fim, a frenagem regenerativa é outra contribuição do inversor e traz aumento de autonomia dos veículos elétricos.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile