Maio Amarelo: dicas de segurança para motociclistas

Dicas imperdíveis para manter a revisão da moto em dia
(Foto: Ilustrativa / Reprodução internet)

O mês de maio chegou e, com ele, a campanha Maio Amarelo, que visa chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), no ano passado foram registrados mais de 632 mil acidentes, o equivalente a 72 ocorrências por hora. Aproveite e veja: Dicas importantes de segurança para motociclistas

Maio Amarelo: dicas de segurança para motociclistas durante a pilotagem
Maio Amarelo

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea), mais de um terço dos óbitos ocorrem em acidentes envolvendo motociclistas. Em adesão ao Maio Amarelo, a Laquila, empresa do mercado de motopeças, desenvolve o projeto Conexão Brasil, atrelado à disseminação do conhecimento sobre o universo duas rodas. 

O objetivo do Conexão Brasil é transmitir conteúdos relevantes a diversos públicos, desde comerciantes até consumidores finais. Entre os temas mais abordados está a conscientização sobre o uso de equipamentos de segurança durante a pilotagem.

VEJA TAMBÉM

dicas de segurança para motociclistas durante a pilotagem
(Foto: Pexles)

Confira 6 dicas de segurança para motociclistas abordadas pelo Conexão Brasil

  1. Capacetes – O capacete é o principal item de segurança para todo piloto. O item tem a função de minimizar ou evitar consequências na cabeça do usuário, além de proteger contra vento, insetos etc. A melhor forma de escolher um capacete não é pelo valor, mas sim pelo conforto e segurança que ele pode proporcionar. Ao escolhê-lo, é importante vesti-lo e ter certeza de que está bem justo na cabeça, pois um capacete folgado pode “saltar” em caso de colisão.
  2. Protetores de pescoço – O pescoço é uma das regiões mais sensíveis do corpo. Para protegê-lo, é indicado o uso constante dos protetores nessa área. Apesar de pouco vestido por pilotos, o protetor de pescoço deve ser usado tanto nas competições quanto no dia a dia.
  3. Jaquetas – Existem dezenas de modelos de jaqueta, todas com proteções de coluna, cotovelos e ombros, partes que necessitam de mais cuidado em casos de colisões ou quedas. Algumas oferecem ainda airbag, impermeabilidade e proteção com malhas de Kevlar, mesmo material utilizado em coletes à prova de bala. Além disso, é possível encontrar jaquetas preparadas para o frio, com bloqueio para vento, frio e chuva, e para o calor, o que permite proteção aos motociclistas em qualquer época do ano.
  4. Calças – As calças complementam os itens importantes para a segurança de quem pilota com proteções nos joelhos e coxas, além de elastano em alguns modelos para melhor movimento da lombar e dos joelhos. Também pode ser impermeável ou com malhas de Kevlar, visando evitar maiores consequências em caso de quedas ou colisões.
  5. Protetores de coluna – São de muita importância para quem anda em altas velocidades, podendo ser usados com ou sem macacão. São feitos de vários tipos de materiais, combinando flexibilidade e proteção.
  6. Luvas e botas – As primeiras partes do corpo a tocar o chão em caso de queda são as mãos e os pés. Portanto, luvas e botas são indispensáveis para a segurança dos pilotos. No caso das luvas, existem modelos adequados para cada tipo de usuários, inclusive com touch finger, recurso que dispensa a retirada das luvas para digitar em celulares. Vale lembrar que o uso do smartphone só deve ser feito com a moto parada e estacionada.
Maio Amarelo: dicas de segurança para motociclistas durante a pilotagem
Harley-Davidson

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar