Made in Brasil, porém, não são para os brasileiros: carros feitos aqui e vendidos lá fora
Veja os carros made in Brasil, mas que não são vendidos aqui, seja por estratégia das marcas ou proibições das autoridades brasileiras.
Como sabemos, no Brasil há mais de 50 montadoras (incluindo motocicletas e caminhões), mas nem todas elas produzem apenas para o mercado brasileiro. Seja por estratégia das marcas, por restrições técnicas, muitos veículos saem daqui para outros países. Conheça alguns desses carros made in Brasil, porém vendidos lá fora.
Made in Brasil:carros produzidos aqui e exportados
Sem muita conversa vamos aos principais modelos:
Toyota Etios
O Toyota Etios saiu de linha em 2021 para dar lugar ao Corolla Cross, mas ele continua sendo produzido na fábrica de Sorocaba (SP). O principal mercado dessas unidades é a Argentina, onde é vendido com motor 1.5, com câmbio manual de 6 marchas ou automático, assim como foi descontinuado no Brasil.
E por lá, o hatch e o sedan possuem uma tarifa mais baixa, dessa forma estão entre os mais baratos.
RAM 700 e 1000
Você sabia que a RAM possui uma fábrica em Betim (MG)? De lá saem duas caminhonetes e um furgão, mas nenhum é vendido no mercado brasileiro. Não com o nome RAM, já que a marca atua apenas na fabricação de picapes gigantes para exportação.
Na fábrica mineira saem a RAM 700, uma Fiat Strada com outro nome, logo diferente e nova grade; a RAM 1000, uma Fiat Toro com outra logo e a grade das versões Ranch e Ultra e a RAM ProMaster. Por aqui deve chegar uma derivada da Toro batizada de Dakota.
Honda WR-V
Com a exigência de novos protocolos do Proconve L7 (Programa de Controle da Poluição do Ar), o WR-V saiu de linha no país, mas continuou sendo produzido aqui. Isso porque o modelo não conseguiu atender às normas de emissão de gases poluentes.
Apesar de não ser vendido, o SUV compacto é produzido para exportação, principalmente para Índia e outros países da América Latina. Apesar desse “último suspiro”, o modelo deve ser descontinuado em 2024.
VW Nivus 170 TSI manual
A chegada do Polo 2023 deu a esperança de que a VW voltaria a ter um carro turbo manual no mercado brasileiro. Antes disso, os únicos modelos com essa pegada eram o UP! TSI e T-Cross 200 TSI, mas ambos não vingaram.
A solução foi lançar o Nivus com uma pegada mais esportiva que o T-Cross, transmissão manual com o mesmo motor 170 TSI do Polo. O veículo é até produzido aqui, no entanto é exportado para Argentina em uma versão Comfortline, mais barata e menos equipada. O Nivus vendido aqui conta com motor 1.0 1.0 200 TSI, turbo de 3 cilindros, mais caro e um pouco mais robusto.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.